Aquicultura no quilombo do Bracuí

Cultivo é voltado principalmente para segurança alimentar de pequenas comunidades tradicionais

Sexta-Feira, 31/03/2023 | Secretaria Executiva de Agricultura, Aquicultura e Pesca .

A Secretaria Executiva de Agricultura, Aquicultura e Pesca da Prefeitura de Angra, em parceria com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), realizou neste mês uma oficina de capacitação para implementação de um sistema de criação de peixes em caixas d‘água no quilombo Santa Rita do Bracuí. A ação faz parte do acordo de cooperação técnica entre Fiperj e Prefeitura de Angra para o desenvolvimento de ações de fomento à aquicultura e à pesca no município.

O sistema desenvolvido no quilombo demanda um baixo custo de implementação e pouco consumo de água e energia, sendo importante para um cultivo de baixo impacto e em pequena escala, voltado à segurança alimentar de pequenas unidades familiares, em especial comunidades tradicionais. As ações foram realizadas no sítio de dona Marilda e do senhor Valmir, lideranças da comunidade quilombola de Santa Rita do Bracuí.

Participaram das ações outras representações quilombolas e também indígenas, que manifestaram interesse no sistema. A espécie trabalhada é a Tilápia rendalli, que possui um crescimento mais lento que o da Tilápia do Nilo, mas tem a vantagem ecológica de possuir uma alimentação preferencialmente herbívora, apresentando assim um menor consumo de ração. Por isso é considerada pelos aquicultores uma alternativa sustentável e economicamente viável para promoção da segurança alimentar dessas comunidades tradicionais.