A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Luciane Rabha, esteve na segunda-feira, 29, em Brasília, para representar o prefeito Tuca Jordão na inauguração oficial do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) com a presença do presidente Lula, e para receber a medalha Paulo Freire pelo trabalho desenvolvido junto aos indígenas da aldeia do Bracuí, através da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Guarani.
Na inauguração do Cefet, o ministro da Educação Fernando Haddad também estava presente, onde foram entregues cerca de 30 unidades, espalhadas pelo país, e o único inaugurado no Estado do Rio de Janeiro foi o de Angra dos Reis.
Segundo a secretária Luciane Rabha, o ministro afirmou que, “em breve, será aberto um concurso para a contratação de professores para os novos cursos, que funcionarão na unidade a partir do segundo semestre de 2011”. A unidade do Cefet do município atualmente oferece o curso técnico em Mecânica.
Medalha Paulo Freire
Já na entrega da medalha Paulo Freire, o município de Angra foi aplaudido de pé e foi o primeiro a ser chamado para receber a comenda.
“Fiquei muito emocionada com o respeito com que fomos tratados pelo trabalho desenvolvido na aldeia do Bracuí. Fomos elogiados na questão da interinstitucionalidade, ou intersetorialidade, devido às parcerias com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), além das associações representantes das aldeias guaranis”, contou a secretária.
O projeto EJA Guarani foi lançado em 2003, mas desde 2001 a secretaria de Educação já trabalha na questão indígena. A secretária afirmou que há desejo de expandir o ensino na língua guarani às escolas municipais próximas à aldeia.
“Ganhar um prêmio como esse representa o sucesso de nosso trabalho, que já vem de muito tempo e embora não seja nossa responsabilidade, mas do Estado, nós abraçamos essa causa da educação para os índios”, frisou Luciane
Objetivos da EJA Guarani
A EJA Guarani visa a oferecer formação no que equivale ao ensino fundamental para integrantes das aldeias guaranis de Itaxim, Araponga, Mamanguá e Rio Pequeno (Paraty) e Sapukai (Angra). A primeira turma (2004-2007) teve 15 formados, a segunda (2007-2010) deverá formar 20 alunos no final do ano.
Educação de Angra é premiada em Brasília
Além da medalha Paulo Freire pelo projeto EJA Guarani, o Cefet foi inaugurado pelo presidente Lula