Angra dos Reis estava em festa no dia 8 de dezembro. A cidade comemorou o Dia de sua Padroeira, Nossa Senhora da Conceição com uma imensa procissão de fé e fechou a noite com chave de ouro inaugurando a iluminação artística da Igreja Matriz, no Centro da Cidade.
Esta foi a última de uma série de cinco inaugurações realizadas, recentemente no município, pela Prefeitura e Governo do Estado, dentro do Projeto de Iluminação Artística de Patrimônios.
Através desta vitoriosa união, Angra ganhou iluminação artística em frente e nas cúpulas de cinco importantes patrimônios religiosos e históricos da cidade: a Igreja e Museu de Arte Sacra da Lapa ( do ano de1752), Convento do Carmo (1593), Convento São Bernardino de Sena (1758), Igreja Santa Luzia (1632) e agora por último a Igreja da Matriz (1626), que foi recentemente totalmente restaurada com o apoio da Prefeitura de Angra, do Governo Federal e da comunidade.
O investimento total de todo projeto realizado foi na ordem de R$1,4 milhão, o maior realizado na região da Costa Verde nessa área. A iluminação artística de patrimônios é um instrumento de valorização urbana e turística que está sendo executado pelo Governo do Estado e dezenas de municípios.
A inauguração da iluminação da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, às 20 horas, reuniu autoridades municipais, estaduais, eclesiásticas, empresários, comunidade católica e a população em geral. A solenidade foi conduzida pelo Prefeito Fernando Jordão e pelo secretário Estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, acompanhados do Bispo da Diocese de Itaguaí, Dom Ubiratan; da madrinha do evento Maria do Carmo Borges, do pároco Frei Alonso; do secretário de Integração Governamental Bento Pousa Costa, secretário de Cultura, Esportes e Eventos, Marcus Veníssius Barbosa, presidente da Turisangra, Manoel Francisco de Oliveira, Deputado Federal Luiz Sérgio Nóbrega, o gerente Regional do Estado na Costa Verde, José Cláudio, a representante da Termoelétrica Cláudia Dias e demais autoridades.
As iluminações artísticas foram realizadas pela Prefeitura de Angra junto com o Governo do Estado do Rio de Janeiro ( através da Secretaria de Indústria Naval, Petróleo e Energia, Secretaria de Cultura em parceria com a Usina Termoelétrica Norte Fluminense (UTE), que pertence ao Grupo EDF -Electricité de France(Citeluz).
A inauguração foi realizada logo após a procissão e a missa solene. A chave da iluminação foi acionada pelo prefeito Fernando Jordão pela madrinha do evento , pelo Secretário Victer, pelo Bispo Dom Ubiratan e pelo Secretário Municipal de Integração Governamental, Bento Pousa Costa, considerado pelo secretário Estadual Wagner Victer, como “o grande trator que junto com o Prefeito Fernando Jordão está desenvolvendo magnificamente o município de Angra”.
Angra dos Reis foi o 19º Município do Estado do Rio a ser beneficiado com a parceria da Secretaria Estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, que se responsabilizou pela realização de todas as obras. A Prefeitura de Angra , por sua vez, ficou responsável pela manutenção.
A Prefeitura de Angra escolheu como madrinha Maria do Carmo Borges, esposa de Carlos Borges, (Hotel do Frade), pela grande contribuição que o empresário e toda sua família deram e têm dado para o ramo turístico do município. Maria do Carmo retribuiu a homenagem agradecendo pela lembrança dizendo que era “uma honra estar inaugurando a iluminação da Matriz porque ela sempre foi um dos mais importantes símbolos religiosos e turísticos da cidade, e com a iluminação ficou muito mais maravilhoso agora”.
O primeiro a falar foi o Bispo Dom Ubiratan ressaltando que a Festa de Nossa Senhora da Conceição foi completa, principalmente pela igreja estar finalizando sua obra de restauração com a inauguração da iluminação artística. Ele desejou que a cidade possa ficar mais iluminada espiritualmente e que a Prefeitura, empresas e todas as pessoas possam continuar a promover nossa história e a preservação dela, como o que vem acontecendo em Angra com os patrimônios.
O Prefeito Fernando Jordão começou sua fala agradecendo a presença sempre querida do Bispo Dom Ubiratan, lembrando que o bispo não só está presente em Angra nos dias de festas mas também nos dias de dificuldades, como na tragédia da enchente de 2002, quando sua figura foi fundamental para a recuperação da cidade. Falou também da importância da presença e atuação do Secretário Wagner Victer, que representou a Governadora Rosinha no ato. Fernando também exaltou o trabalho das secretarias municipais que trabalham em conjunto, coordenadas pelo Secretário de Integração, Bento Pousa Costa.
_ Estou orgulhoso de entregar a iluminação deste último patrimônio do Centro da Cidade, neste dia de Nossa Senhora da Conceição. Nossa padroeira e toda nossa população merecem muito mais ainda e estamos trabalhando para fazer jus a toda esta responsabilidade que desempenhamos com muito carinho que é governar Angra dos Reis. Agradeço a todos os presentes e ao secretário Victer, que já é cidadão angrense não só por ter começado sua carreira de engenheiro aqui em Angra e por estar entregando mais esta importante obra, mas também por tudo que o governo do estado vem fazendo por Angra, sem esquecer jamais que Wagner Victer também foi o grande mentor da reativação do estaleiro Verolme, hoje Brasfels e pela iluminação da Ilha Grande, por isso merece muito mais que os nossos aplausos, -afirmou o Prefeito.
Wagenr Victer retribuiu os elogios falando que é dever do Governo do Estado zelar por todos os municípios e que todas as realizações em Angra foram feitas com carinho pelo excelente entrosamento que o governo do Estado tem tido com a Prefeitura de Angra.
_ Hoje estamos encerrando mais uma etapa de obras de valorização de patrimônios históricos aqui na Costa Verde. Foram 5 em Angra e outros em Mangaratiba e Paraty, todos ligados à Igreja Católica. Para a Governadora Rosinha é sempre uma honra estar entregando obras neste Município que vêm mantendo com o Governo do Estado uma grande e eficiente parceria visando maior qualidade de vida para toda a sua população.
A iluminação artística contou com a instalação de 13 projetores de luz no piso na cor branca, 40 leds (lâmpadas especiais na cor laranja) dentro do sino e 12 leds também na cor laranja na cúpula, além de projetores nos três postes para fazer um tipo de véu de luz para a fachada principal.