"Mar Limpo" e "Âncora Verde"

Prefeitura lança dois projetos para cuidar do mar de Angra

Quarta-Feira, 29/11/2006 | .

Dando continuidade às ações preventivas de preservação do mar, a Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, realizou no dia 28, no Centro de Estudos Ambientais, o evento Mar Limpo - Desenvolvimento Sustentável, para lançar dois importantes projetos: “Marina Limpa” e “ Âncora Verde”.
Os projetos serão realizados dentro de uma parceria de cooperação técnica firmada entre a Prefeitura de Angra e a conceituada empresa Hidroclean, dedicada à prevenção, prontidão e resposta à emergências de vazamentos de óleo no mar e no continente. Os trabalhos realizados pela empresa são reconhecidos tanto a nível nacional, quanto internacional, atuando positivamente nas mais significativas ações de cerco a derramamentos de óleo, tendo como principal objetivo diminuir drasticamente os danos ambientais.
Através dos dois projetos a Prefeitura também terá um diagnóstico ambiental detalhado de toda a baía (água, sedimentos e costeira) e pela primeira vez poderá organizar um banco de dados sobre o mar.
Com a parceria, a Prefeitura de Angra disponibilizará gratuitamente diversas palestras de capacitação que serão proferidas pela empresa visando preparar pessoas ligadas à marinas, hotéis, embarcações, estaleiros, comunidades pesqueiras e qualquer empreendimentos ou grupo de pessoas que tenham relação direta com o mar, para agirem de acordo com as recomendações legais e necessárias para preservação, prevenção ou combate a qualquer tipo de acidente.
O Projeto Mar Limpo está sendo implantado em toda a costa da cidade. O projeto tem como principal objetivo preparar as pessoas para agirem em caso de emergência ambiental, oriunda de derramamento de óleo e, principalmente para serem capazes de evitar este tipo de derramamento.
Com o projeto Âncora Verde a Prefeitura vai certificar as empresas que trabalham no mar e na costa com âncoras verdes que indicam como elas estão se comportando de acordo com a legislação ambiental de preservação do meio ambiente. As âncoras funcionarão como as estrelas de qualidades dos hotéis e variarão de uma a cinco. As empresas que conseguirem o maior número de selos é a que estão respeitando as leis ambientais não derramando óleo na baía e nem qualquer outro tipo dejetos como esgoto, gordura ou produtos químicos.
No dia 28, a Hidroclean realizou duas palestras sobre os assuntos, durante a tarde e a noite, com as presenças da Secretária de Meio Ambiente, Elizabeth Brito, diversos secretários municipais, representantes da Feema, de marinas, de hotéis, estaleiros e da Prefeitura de Parati.
As palestras foram proferidas pelos técnicos da Hidroclean Augusto Antoun, Abílio Di Gerardi e Lara Varoveska. Também contou com a participação do consultor da Hidroclean, Paulo César Magioli que foi diretor da Feema na década de 90 e um dos pioneiros a lançar projetos que visam preservar o mar e suas riquezas
A Secretária Elizabeth Brito afirmou que estava feliz por estar terminando o ano lançando dois importantes projetos que visam preservar uma das maiores riquezas do município que é o mar de Angra.  
_ Acredito que a Prefeitura de Angra está dando um exemplo que deve ser seguido por todo o Brasil. Como disseram diversos participantes aqui presentes, é muito bom saber que em nossa cidade o mar terá selo de qualidade e que todos nós não apenas usufruímos sua beleza e de sua riqueza e estamos incumbidos também de cuidar dele para o presente e as gerações futuras.
 

Secretarias relacionadas: