O prefeito e o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano de Angra estiveram nesta terça-feira (29) na Secretaria das Cidades, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, para acertar os detalhes da minuta de um termo de compromisso que garante R$ 14 milhões de verbas para obras em Angra dos Reis, vinculadas ao fomento do turismo no município. A verba está sendo repassada pelo Ministério do Turismo, por meio do governo do estado.
“Quero agradecer a cordialidade e rapidez da Secretaria das Cidades na obtenção dos recursos federais para ajudar o nosso município”, disse o prefeito de Angra. As obras incluem ações voltadas ao saneamento na Ilha Grande, à Casa de Mambucaba (polo cultural da Vila Histórica de Mambucaba) e ao cais de Santa Luzia e dos pescadores, que passarão por uma adequação e junção.
– Vamos urbanizar o Cais dos Pescadores e melhorar a sua acessibilidade. Ele é um local que está sendo subutilizado. É um cais importante para a chegada e partida de pescadores e turistas – explicou o prefeito.
Há ainda outras ações contempladas pelo montante, como a iluminação de monumentos históricos e as construções do píer da Costeirinha e do mirante da Praia das Gordas. Durante o encontro com o secretário estadual das Cidades, foram discutidos outros projetos que estão próximos de receber novos repasses, como para o saneamento geral da Vila do Abraão e para a reforma da embarcação Tenente Loretti, que será restaurada e terá seu acervo recuperado. “Vai ser um golaço para o turismo e para a história da Ilha Grande”, disse o prefeito. Segundo a Secretaria das Cidades, a lancha será restaurada com recursos do Ministério da Justiça. O termo de compromisso será assinado em Angra dos Reis. A data está sendo definida.