Cresce o número de roubos de hidrômetros

Saae isenta pagamento de instalação com apresentação do boletim de ocorrência

Quarta-Feira, 07/10/2015 | Serviço Autônomo de Água e Esgoto .

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/AR) tem recebido, nas duas últimas semanas, muitas reclamações de consumidores que tiveram seu hidrômetro roubado. A queixa vem dos moradores e comerciantes da Japuíba, mas também serve de alerta para todo o município. A responsabilidade de reposição não cabe à prefeitura e sim ao consumidor, que precisa ter em mãos o boletim de ocorrência, comprar um novo hidrômetro e pedir instalação, que será efetuada pela equipe do Saae, sem a cobrança do serviço.

Este procedimento está previsto em lei através do decreto lei 2.735/2003, Cap. III - “Art. 63. O hidrômetro adquirido pelo usuário faz parte do ramal predial e será de propriedade do SAAE ao qual compete sua instalação, substituição e conservação. § 3º. O usuário responderá pelas despesas consequentes da falta de proteção e guarda dos hidrômetros instalados para seu imóvel.”

O presidente da autarquia Marcos Mafort lamenta as ocorrências e aproveita para lembrar aos usuários (comércio, indústria e condomínios), que ainda não compareceram ao Saae, que o prazo da instalação de hidrômetros, através do decreto de lei 9793/2015, termina no próximo dia 21.

- Esta situação preocupa, pois estamos no momento de exigir o cumprimento de uma lei e as pessoas estão sendo prejudicadas por atos criminosos. É necessário que todos se preocupem com a instalação e também com a proteção do seu hidrômetro, para evitar transtornos, inclusive, com multas e cortes, conforme o decreto em questão - alerta Mafort.

Secretarias relacionadas: SAAE