ETA de Jacuacanga recebe visita técnica do Saae e Brasfels

Serviços de manutenção vão evitar desperdício e melhorar o armazenamento de água.

Quinta-Feira, 26/11/2015 | Serviço Autônomo de Água e Esgoto .

Na tarde desta quarta-feira, 25, foi realizada uma vistoria técnica, com equipes de profissionais do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Angra dos Reis (Saae/AR) e do estaleiro Brasfels, nas obras que acontecem na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Jacuacanga. O trabalho envolve a manutenção com limpeza e desinfecção, que acontece periodicamente; e o reparo e impermeabilização das câmeras dos reservatórios, que apresentam fissuras e rachaduras nas paredes internas e externas, devido à idade da construção e do desgaste natural. Estas melhorias deverão ser entregues até o final deste ano.

O estaleiro Brasfels está sendo parceiro da prefeitura e vem colaborando com o Saae/AR, disponibilizando materiais e profissionais, em diversas ações, para garantir um melhor atendimento à população, quanto ao abastecimento de água na região. O engenheiro da empresa Alan Higuti foi acompanhado pelos assistentes técnicos Gilcicledes Furtado e José Olavio Barbosa. Da autarquia estiveram presentes os gerentes Elias Gonçalves e André Porto, acompanhados por funcionários da ETA, da Regional de Jacuacanga e do setor de engenharia da autarquia, que apontaram a necessidade de parceria para outras pequenas intervenções, como a troca e desvios de tubulações antigas, com o objetivo de melhorar o desempenho da distribuição de água para a população.

Para Elias Gonçalves, apesar das últimas chuvas, a estiagem ainda preocupa, pois com a proximidade do verão, é esperado um período seco e com um aumento da população flutuante, que pode dobrar o consumo.

- Estamos trabalhando e correndo contra o tempo para atender todo município, da melhor forma possível, realizando várias ações, buscando parcerias sempre que podemos, para que tenhamos um melhor abastecimento de água, evitando transtornos para a população - garante o gerente.

O reservatório, que tem capacidade de armazenamento de quatro milhões de litros de água, é abastecido pela barragem da Caputera. Em 1990 o antigo Estaleiro IVI – Indústria Verolme Ishibras - passou a propriedade da barragem para a prefeitura, que assumiu a responsabilidade de gerência e manutenção da mesma. Em 2000, o estaleiro Brasfels tentou assumir de volta a responsabilidade sobre o local, mas não houve acordo entre a prefeitura e o presidente da empresa. Hoje a administração desta barragem é do SAAE/AR.

Secretarias relacionadas: SAAE