Ação social para celebrar o Dia dos Pescadores

Serviços como emissão de documentos e esclarecimentos sobre previdência foram concentrados no Cais de Santa Luzia e reuniram cerca de 600 pessoas

Sexta-Feira, 30/06/2023 | Secretaria de Agricultura, Aquicultura e Pesca .

A Prefeitura de Angra dos Reis celebrou o Dia dos Pescadores na quinta-feira, 29, com uma grande ação social no Cais de Santa Luzia, que reuniu pessoas do setor da pesca e grande público em geral. A atividade foi coordenada pela Secretaria de Agricultura, Aquicultura Pesca do município e contou com a participação de órgãos do governo do estado, governo federal e iniciativa privada.

A atividade foi a principal da Semana do Pescador, que termina no domingo, dia 2, com uma confraternização na sede da Propescar (aterro do Carmo) às 11h. A semana reuniu comemorações; debate e panfletagem de assuntos relevantes para a comunidade pesqueira, como aposentadoria e Seguro Defeso; além da ação social no Cais de Santa Luzia, que reuniu cerca de 600 pessoas, das 9h às 15h. Dentre elas, estava o pescador artesanal Valmores de Oliveira, que quer se aposentar e conversou com representantes do INSS no evento.

– Vim aqui para tirar dúvidas sobre a minha aposentadoria e estou à espera de uma resposta, pois já apresentei documentos, e a aposentadoria não sai. O INSS ficou de checar novamente a minha situação – disse o pescador.

Além do INSS, que esclareceu dúvidas sobre seguro defeso e aposentadoria em geral, também estavam presentes a Enel, empresa distribuidora de energia, fazendo troca de lâmpadas antigas ou queimadas por lâmpadas de LED e orientando sobre consumo consciente; e o Sistema Nacional de Emprego (Sine)/Secretaria de Trabalho e Renda do Governo do Estado. Foi por meio do Sine que Mateus Luiz, morador do bairro Belém, conseguiu um encaminhamento importante.

– O atendimento foi ótimo, e já saí encaminhado para uma entrevista de emprego na próxima segunda-feira [dia 3 de julho] em uma clínica odontológica – disse Mateus.

Completando a oferta de serviços estava a Fundação Leão XIII, que possibilitou isenções de habilitação para casamento, segunda via de certidão de casamento, de nascimento e de óbito. O casal Graciele Reis Meneses e Jaciara Rodrigues da Silva Fernandes aproveitou para agilizar a papelada para o casório.

– Eu estava precisando de uma segunda via da minha identidade, e a Jaciara, da segunda via da certidão de nascimento dela. Então pensamos em aproveitar para dar início à oficialização do nosso casamento – explicou Graciele.

O secretário municipal de Agricultura, Aquicultura e Pesca, Wagner Junqueira; e o secretário executivo municipal da pasta, Leandro Silva, participaram do evento. A comunidade pesqueira, além de contribuir para a economia, também tem grande influência na cultura angrense e de toda a Costa Verde.