Segurança Pública implanta rondas escolar e patrimonial

Duas viaturas foram recuperadas e duas equipes estão diariamente auxiliando na segurança de professores, alunos e demais funcionários da educação

Quinta-Feira, 22/06/2017 | Secretaria de Modernização e Gestão de Pessoal .

Após anos de redução do efetivo e de falta de investimento na mobilidade da vigilância patrimonial, a Superintendência de Segurança Pública do Município, sob a coordenação do Major PM Francisco Seixas, implantou o serviço de Ronda Escolar e o de Ronda Patrimonial nos prédios do Município. A decisão foi tomada para garantir a segurança dos prédios públicos, principalmente nas unidades escolares, onde se tem atualmente registro de depredação, vandalismo e tentativas de furto do patrimônio público em diversos pontos de nossa cidade.
Duas viaturas foram recuperadas e duas guarnições estão, diariamente, auxiliando na segurança dos alunos e professores e demais funcionários das escolas e estão apoiando as ações da polícia na garantia da ordem pública no Centro, principalmente nos horários de maior circulação de pessoas. A iniciativa do Major Seixas teve o apoio do prefeito municipal Fernando Jordão e dos secretários de Governo Venissius Barbosa, de Administração Carlos Macedo, e de Educação Stela Salomão.
- A Ronda Escolar é uma prática salutar nas organizações policiais, pois aproxima a comunidade dessas instituições e dá mais segurança àqueles que frequentam nossas unidades de ensino - informou o Major Seixas. “No caso da Ronda Patrimonial, também daremos maior mobilidade para os vigilantes para manterem a ordem nos espaços públicos que sejam de competência do Município cuidar, como praças, a Estação de Santa Luzia e prédios públicos por exemplo, visando a melhoria na sensação de segurança da nossa população e dos turistas, permitindo que a Polícia Militar possa focar sua atuação no combate ao crime de maior periculosidade.“, completou.
No caso de haver uma boa receptividade à ação das duas Rondas, o Major Seixas informou ainda, que estuda a recuperação de parte do efetivo do Departamento de Segurança Patrimonial e seu emprego nesses serviços, a fim de expandir o número de órgãos atendidos, inclusive o Estádio Municipal. “Já atuamos, nesse primeiro momento, em apoio a alguns eventos realizados no município, como o Arraiá da Cidade, o Família na Praça e nesta semana, no Gastronomia do Mar. Assim que houver maiores recursos disponíveis, vamos procurar aplicar o serviço em mais pontos e eventos.“ Finalizou o superintendente.
A Superintendência de Segurança Pública também disponibilizou para a população um número de telefone - (24) 3377-8584 – que pode ser utilizado 24 horas por dia para denúncias de ocorrências relacionadas à segurança das escolas, bem como dos prédios públicos. Além disso, o morador poderá entrar em contato através do e-mail sad.seguranca.sep@angra.rj.gov.br.