Menino Imperador chega nesta sexta no Cais de Santa Luzia

Danças folclóricas dos Coquinhos, Jardineiras, Lanceiros, Velhos e Marujos acontecem sexta, sábado e domingo na estrutura do Cais de Santa Luzia

Terça-Feira, 30/05/2017 | Secretaria de Cultura e Patrimônio .

Além de toda a programação religiosa da Festa do Divino Espírito Santo em Angra dos Reis, que começou desde o dia 26, um dos momentos mais esperados pela população é a chegada do Menino Imperador, que anuncia oficialmente o início das festividades, com a chegada dele e de seu séquito, em desfile aberto pelas ruas do Centro da cidade. O Menino Imperador escolhido para a festa deste ano é Arthur Conceição de Melo Coelho, de 11 anos.
O catequista representará a figura principal da festividade, considerada de maior tradição cultural da cidade. Dentre vários inscritos, Arthur foi o escolhido, através de um sorteio feito na Igreja do Carmo, no final do ano passado. Estudante do sexto ano, Arthur faz catequese há 1 ano na Igreja do Carmo e mora do Morro da Fortaleza. No ano passado inclusive, o novo Menino Imperador participou da festa através da Dança dos Coquinhos.
Na sexta, mais cedo, às 6 da manhã, acontece a Alvorada Festiva, com queima de fogos, às 11h acontece a chegada do Menino Imperador ao Cais de Santa Luzia, às 12h ocorre o tradicional almoço comunitário da Festa do Divino no Convento do Carmo. A programação de sexta, 2, prossegue ao longo do dia com a Procissão das Bandeiras, às 18h30, logo depois, às 19h30 acontece a Missa e a Coroação do Imperador na Igreja Matriz, e a oferta do quilo (açúcar).
Às 21h tem início as danças folclóricas na estrutura montada no Cais de Santa Luzia, com as apresentações dos Coquinhos, Jardineiras, Lanceiros, Velhos e Marujos. As danças vão acontecer na sexta e no sábado, a partir das 21h, e no domingo, às 20h. Entre os shows que vão acontecer no Cais de Santa Luzia durante os festejos estão a apresentação de Rodrigo Camacho e a Turma do Vinil, na sexta, e Zampaglioni Groovintage, no sábado, ambos começando às 22h30.
No sábado, 3, às 10 da manhã vai ocorrer a celebração das crianças com o Menino Imperador na Matriz, às18h30 a Procissão das Bandeiras indo para a Igreja da Matriz, missa às 19h30 com a oferta do quilo (arroz). No domingo, às 6h, Alvorada Festiva e amanhecer no Espírito Santo, com Santa Missa e Café Comunitário, às 9h30 tem a Procissão das Bandeiras, às 10h Missa Solene, às 16h acontece a Missa Festiva, e logo depois a Procissão do Divino Espírito Santo, e em seguida a troca da Coroa do Divino pelo chapéu do Imperador. A Festa do Divino está sendo realizada em parceria entre a Paróquia Nossa Senhora da Conceição e a Prefeitura de Angra, através da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio