Populares prestigiam chegada do Menino Imperador

Ele chegou ao Cais de Santa Luzia acompanhado do seu séquito ao som da Folia de Reis e da Banda Jardim Sarmento

Sexta-Feira, 02/06/2017 | Secretaria de Cultura e Patrimônio .

Seguindo a tradição da Festa do Divino Espírito Santo em Angra dos Reis, a cidade viveu na manhã desta sexta-feira, 2, o clima da chegada do Menino Imperador, no Cais de Santa Luzia, Centro, que abriu a programação profana do evento de 10 dias, que teve início no dia 26 de maio, com a parte religiosa e que se encerra no próximo domingo, 4. Mais cedo, às 6 da manhã, aconteceu a Alvorada Festiva, com a queima de fogos, e o café comunitário na casa do Menino Imperador, no Morro da Fortaleza.
A chegada do Menino Imperador é um dos momentos mais esperados pela população, e para muitos, é o ápice dos festejos, tanto que muitas pessoas foram ao Cais de Santa Luzia ver tudo de perto. O garoto Arthur Conceição de Melo Coelho, de 11 anos, que esse ano faz o papel do Menino Imperador, chegou de barco acompanhado do seu séquito, vassalos, mordomos, guarda estoque e o comandante da barquinha.
No deck do Cais de Santa Luzia, o prefeito Fernando Jordão recepcionou o Menino Imperador, ao som da Folia de Reis e da Banda Jardim Sarmento, ao lado da primeira dama do município, Célia Jordão, secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, do presidente da Câmara Municipal, vereador José Augusto, e ainda dos Freis Fernando e Reinaldo, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
Os integrantes das danças folclóricas da Festa do Divino, Coquinhos, Jardineiras, Lanceiros, Velhos e Marujos, também deram boas-vindas ao Menino Imperador, assim como, os personagens das manifestações populares, como o bumba meu boi, a vaca malhada, burrinha e bate-moleque. E todos saíram em cortejo pelas ruas do Centro da cidade, passando pela Av. Júlio Maria, parando na delegacia de Angra, a 166ª DP, para a tradicional soltura de um preso, e seguindo pela Rua do Comércio. Logo depois, o Menino Imperador recebeu a todos no Convento do Carmo, para o almoço comunitário.
A programação dos festejos prosseguiu ao longo do dia, com a Procissão das Bandeiras, a Missa, a Coroação do Imperador na Igreja Matriz, a oferta do quilo (açúcar), e no Cais de Santa Luzia, foi montado o império, que abrigou as danças folclóricas, com as apresentações dos Coquinhos, Jardineiras, Lanceiros, Velhos e Marujos. A estrutura recebeu barraquinhas de comidas e bebidas, para a diversão e entretenimento da população, ao longo de todo o fim de semana.