Música Encantada no Teatro Municipal

Crianças e adolescentes do projeto se apresentam para alunos do município, gratuitamente

Quinta-Feira, 29/06/2017 | Secretaria de Cultura e Patrimônio .

Integrantes do projeto cultural “Música Encantada”, que recebem aulas gratuitas de educação musical no Rio de Janeiro, sobem ao palco do Teatro Municipal Dr. Câmara Torres, no Centro Cultural Theophilo Massad, no dia 13 de julho, quinta-feira, em três sessões. A entrada será gratuita e acontecerá, às 10h30, às 15h30 e às 19h30. As apresentações serão voltadas para escolas da rede pública. O agendamento pode ser feito, na Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio, através do telefone 3365-7221 ou e-mail espacosculturais@angra.rj.gov.br . Sujeito a lotação.
A apresentação do projeto cultural “Música Encantada” em Angra dos Reis é uma parceria entre a TechnipFmc e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio.
- Estive em Angra dos Reis para o encerramento do projeto Arte Caiçara, e me sinto feliz em retornar a cidade, agora no teatro, para apresentar o trabalho para as crianças da rede pública, que é o foco do projeto. Uma das formas que utilizamos para conquistar o olhar dos jovens para a música é utilizando o estilo funk, tocado com flautas, violões e violinos, nos dando a chance de apresentar a eles os outros estilos musicais, como a música clássica - disse o músico Daniel Sant´Anna.

O projeto “Música Encantada” acontece em regiões com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Rio de Janeiro, onde várias crianças e adolescentes têm aulas de violão, flauta, canto e violino. Além disso, participam de oficinas de educação complementar, e contam com acompanhamento de psicólogo e assistente social. O programa foi desenvolvido a partir da iniciativa voluntária do músico Daniel Sant´Anna, que há 12 anos se propôs a dar aulas de violão a jovens da comunidade Terra Encantada. Os primeiros alunos contavam com apenas dois violões para o aprendizado, mas graças às doações, o programa passou a fornecer instrumentos para cada um dos atendidos. Dentro desta iniciativa, nasceu a Orquestra Violões Encantados, formada por alunos do projeto, que já participaram de apresentações em uma série de eventos e shows, no Brasil e no exterior. Atualmente, o projeto “Música Encantada” está no segundo ano de habilitação pela Lei Rouanet, atendendo a mais de duas centenas de crianças e adolescentes em uma região onde o violão, sobretudo a música, se tornou uma alternativa de futuro.