Prefeitura realiza mobilização pró Frade

Moradores do bairro serão contemplados com a ampliação de políticas públicas desenvolvidas por diversas secretarias

Quarta-Feira, 18/07/2018 | Secretaria de Cultura e Patrimônio .

A Prefeitura de Angra, através da integração entre secretarias, ampliou diversas frentes de políticas públicas no bairro do Frade, para proporcionar aos moradores mais oportunidades nas áreas de saúde, assistência social, esporte, cultura e educação.
- No mês passado, recebi no meu gabinete uma comissão de moradores do Frade que, durante um longo bate papo, apresentou suas reivindicações para o bairro. Naquele dia, solicitei aos meus secretários que, de maneira integrada, ampliassem a oferta de serviços públicos na comunidade. E isto já está acontecendo. Volto a repetir: não temos varinha mágica, temos trabalho – explicou o prefeito.
Paralelo a ampliação das atividades, a equipe da Secretaria Executiva de Serviço Público realizou uma série de ações na parte alta do Frade, como limpeza, capina, tapa-buraco, desobstrução de bueiros, roçada, dentre outras.

Saúde
A saúde do bairro ganhou um grande reforço e muitas ações já estão sendo realizadas. A unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Morro da Constância, por exemplo, recebeu um médico e as demais equipes dos módulos de ESFs vão ser preenchidas com enfermeiros e técnicos de enfermagem. As unidades da comunidade ainda receberão campanhas para estimular a vacinação para imunização da população contra o sarampo e demais doenças.
Nos próximos dias, a reforma do Serviço de Pronto Atendimento (SPA), que inclui reparos gerais, será iniciada. Ao mesmo tempo, uma ação para acabar com a demanda acumulada de exames laboratoriais e Raio-X será promovida. A Secretaria de Saúde ainda desenvolverá uma campanha para adesão dos moradores para doação de sangue.
Ainda na saúde, os moradores poderão contar com uma ação itinerante para medições de pressão arterial e glicose, além de exames de eletrocardiograma. Um ônibus ainda realizará, em todo o bairro, oferta de vacinas contra o sarampo, principalmente nas escolas públicas.
O bairro ainda contará com a presença de um ônibus oftalmológico, para a realização de exames, e uma Fábrica de Óculos, que fará a entrega dos óculos com o grau do paciente. O público-alvo desta ação serão os estudantes da rede pública de ensino.

Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania
A Prefeitura de Angra também vai ampliar no Frade, a partir da próxima segunda-feira (23), os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, através das Secretarias de Assistência Social e Esporte e Lazer.
As escolinhas de futebol do Gol Social, por exemplo, que atendem crianças e jovens entre 5 e 17 anos, já acontecem no campo gramado, próximo ao Corpo de Bombeiros, às segundas e quartas, de 8h30 às 11h e de de 13h30 às 17h serão estendidas para a quadra poliesportiva do Morro da Constância. Lá as atividades acontecerão às terças e quintas, de 9h às 11h, e de 14h às 16h.
A capoeira, que é oferecida no Cras do Frade, às quartas-feiras, de 9h às 11h e de 14h às 16h, será levada para o Morro da Constância, às segundas-feiras, também de 9h às 11h e de 14h às 16h. Outra atividade física que vai ser ampliada no bairro é a Zumba. Agora, os interessados podem praticar a dança no Morro da Constância, às quartas-feiras, de 9h às 11h e de 14h às 16h.
Os moradores do Frade também terão mais oportunidades de participar do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, o Acessuas, desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal, que tem a missão de auxiliar as pessoas que, por diversos motivos, estão fora do mercado de trabalho e desejam voltar a gerar renda. O programa, que já realiza atendimentos no Cras da comunidade às quartas-feiras, pela manhã, agora abrirá novas turmas na Escola Municipal Prefeito José Luiz Reseck, de segunda a quinta-feira, de 14h às 16h. No programa, os participantes são contemplados com orientações por meio de oficinas e palestras; assessoria na busca de novas oportunidades; divulgação de oportunidades em parceria com instituições locais e acompanhamento da evolução pessoal dos assistidos.

Cultura e Educação
O projeto Musicalizando, elaborado em parceria entre a Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio e a Secretaria de Educação, tem dado muito certo na cidade e ganhará novas turmas no Frade, na próxima semana.
As aulas de violão, flauta doce e canto, que já acontecem na Escola Municipal Prefeito José Luiz Ribeiro Reseck, atendendo a alunos da unidade com mais de 8 anos, às segundas, de 8h30 às 16h, será aberto para a comunidade em geral, a partir de 14 anos.
Já as novas turmas de flauta doce e canto vão acontecer às segundas, de 16h às 17h. A escola também receberá oficinas de percussão às terças-feiras, de 10h30 às 12h. Na parte da tarde, as oficinas vão contemplar os alunos da escola, a partir de 10 anos, de 14h às 16h, e a comunidade em geral, a partir de 14 anos, de 16h30 às 18h.
As inscrições para as atividades são gratuitas e podem ser feitas no local e horário em que elas acontecem.