Quem estava com saudade da Festa Internacional do Teatro de Angra dos Reis (FITA) já pode comemorar. Uma cerimônia ocorrida no Sesc Flamengo, no Rio de Janeiro, na noite de terça-feira (5), marcou o lançamento da 13ª edição do evento que está mais do que confirmado e vai acontecer de 14 a 30 deste mês, com o patrocínio de várias empresas e o apoio da Prefeitura de Angra.
A noite, que também contou com a entrega dos troféus do Prêmio FITA, em diversas categorias relacionadas ao ano de 2016, foi animada por apresentações musicais do irreverente Zéu Britto, que ainda atuou como mestre de cerimônia. O ator homenageado da FITA 2018, Tonico Pereira, estava entre os convidados.
- Eu vou a FITA ser homenageado. Não sei se mereço, mas pelo menos estou vivo – brincou Tonico, que dividirá os holofotes do festival com Regina Duarte, a atriz homenageada.
A expectativa dos atores que vão se apresentar na FITA é grande.
- Imagine uma festa em um lugar maravilhoso como esse? A gente agradece ao Sesc (um dos patrocinadores) e a Prefeitura (apoiadora). Espero que todos gostem da minha peça e amem mais uma vez esse festival incrível que é a FITA – destacou Flávio Migliaccio.
Velhos conhecidos do público angrense também estarão participando do evento que vai durar 17 dias. Júnior Dantas, que morou muitos anos em Angra vai se apresentar com dois espetáculos.
- Vou estar na FITA com o Pequeno Príncipe Preto, que trata de diversidade e é um espetáculo para crianças de todas as idades. Também estarei com a peça As Malditas, junto com Maykon Renan. Estreamos esse espetáculo em Angra, depois viemos para o Rio e fomos indicados ao prêmio de humor do Fábio Poechat, então vá nos prestigiar – convidou Junior.
Uma nova geração de atores angrenses fará sua estreia nos palcos da FITA e entre eles está Fernando Messias, que vai encenar as peças O Colegial e Auto do Trabalhador.
- Para mim está sendo um momento único porque era uma coisa que eu sempre sonhei e este ano está se realizando. Eu fiz uma promessa para mim mesmo, na última FITA, que eu estaria me apresentando na próxima edição – contou Fernando Messias.
Para o curador do evento e secretário de Desenvolvimento Econômico do município, a FITA deste ano tem um papel ainda mais importante, que é levantar o astral da cidade.
- A FITA quer mudar o astral da cidade e convidamos a todos para essa virada. Precisamos de uma Angra mais feliz. Serão 43 espetáculos, da melhor qualidade, selecionados entre os melhores do Brasil – destacou.
A secretária de Cultura e Patrimônio representou a Prefeitura de Angra e frisou a importância da realização de mais uma edição deste evento que é um dos maiores festivais de teatro do Brasil.
- A FITA 2018 está aí para mostrar que temos uma resistência cultural e que, apesar de todas as dificuldades econômicas que o país está passando, a FITA vai acontecer. É importante destacar que ainda temos pessoas que trabalham pelo fazer cultural em Angra – avaliou.
Os espetáculos da FITA vão acontecer na tradicional tenda, na Praia do Anil e no Teatro Municipal Dr. Câmara Torres. Serão quatro sessões (Mostra de Sucesso, Cult, Comédia e Fitinha) para todos os gostos e idades. Os ingressos já estão sendo vendidos e custam a partir de R$ 2,50, além disso, cerca de cinco mil alunos da rede municipal terão a oportunidade de assistir, gratuitamente, a peças da Fitinha.
Mais informações sobre o evento, incluindo a programação completa, podem ser encontradas no site www.fita.art.