O Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis sediou, na noite de ontem (19), uma Roda de Conversa com o tema “Educação Patrimonial: um olhar de empoderamento e intervenção”. A atividade fez parte da programação da “Primavera dos Museus”, evento organizado da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, via Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio.
A atividade contou com a participação da professora Ana Maris de Figueiredo, responsável pela abordagem do tema do debate; do diretor de Patrimônio Histórico do município, que retratou a história da Igreja da Lapa e a transformação do seu espaço em museu; e da professora de Turismo e História, Fátima Rosa, que falou sobre os “Atrativos culturais e materiais na trilha do Quilombo Santa Rita do Bracuhy”. No intervalo, foi apresentado pela Unirio, com o apoio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), um documentário sobre os museus de Arte Sacra de Angra, Paraty e Mangaratiba.
- Ontem o Museu de Arte Sacra abriu suas portas para um grande evento em comemoração à Primavera dos Museus, com a participação de estudantes de Turismo da UFRRJ, professores e a comunidade em geral. Uma das grandes questões debatidas na noite foi para que serve o museu em nossa cidade, suas potencialidades e desafios – destacou o diretor de Patrimônio Histórico do município.
A programação da Primavera dos Museus, resultante de uma parceria entre as instituições museológicas de todo o país e Ibram, continua até sexta-feira (21), no Museu de Arte Sacra, com a mostra “Beleza de Angra dos Reis e suas influências culturais”, que poderá ser visitada de 10h às 16h, e com a exposição interativa com trabalhos de alunos sobre o patrimônio histórico de Angra, que estará disponível para visitação no largo do Museu, de 10h às 14h. A entrada é franca.