Terça-feira (20) foi o Dia da Consciência Negra, mas em Angra dos Reis a programação começou antes, no sábado (17), com a abertura de uma exposição sobre o tema, na Casa Larangeiras.
Além da exposição, no sábado também teve roda de capoeira, com diversos grupos e apresentação de Jongo, com representantes do Bindito Cruz, de Mambucaba.
O auge da programação da Semana da Consciência Negra aconteceu na terça-feira (20), quando o salão da Casa Larangeiras se encheu de música para celebrar a data. Alunos do Polo Musical Yumi Imanishi Faraci e do projeto Musicalizando, mantido pela Prefeitura, através das secretarias de Educação e Cultura e Patrimônio, cantaram e tocaram percussão, flauta e violão, animando o evento.
A atriz Cristina Moraes fez uma apresentação teatral do “Conto dos Escravizados” e o grupo Senzala promoveu uma roda de capoeira.
A data, 20 de novembro, foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695 e serve como uma ocasião para refletir sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.