Chorinho e artesanato em Angra dos Reis

Próximo Clube do Choro Caiçara será neste domingo, das 14h às 19h, e terá artesanato local na praça Zumbi dos Palmares

Segunda-Feira, 15/07/2019 | Secretaria de Cultura e Patrimônio .

A Prefeitura de Angra está trabalhando para incrementar ainda mais a agenda cultural da cidade. Nesta segunda-feira, dia 15, A Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio organizou uma reunião entre representantes da Setorial de Artesanato do Conselho de Cultura e do Clube do Choro Caiçara, também chamado de Chorinho Caiçara. O objetivo foi estabelecer aproximações entre a música e o artesanato nos encontros mensais de chorinho que acontecem na praça Zumbi dos Palmares. A reunião foi mediada pela secretária-executiva da pasta.

O Chorinho Caiçara é um encontro que acontece todo terceiro domingo do mês entre músicos que se reúnem para interpretar esse gênero musical brasileiro surgido no século 19. Os músicos são de Angra dos Reis e também de outras localidades, como Conservatória e Rio de Janeiro. A partir do próximo encontro, neste domingo, dia 21, o cenário ficará mais belo e com mais atrativos, já que representantes do artesanato angrense irão participar com barraquinhas apresentando seus trabalhos: licores, geleias, enfeites, bijuterias. Algumas das peças feitas com conchas e fibra de bananeira. Uma confecção característica do artesanato caiçara.

“A idéia de agregar o artesanato é aproximar as culturas e fortalecer a identidade local no evento”, explicou a secretária-executiva. Nelson Elias, um dos colaboradores do Chorinho Caiçara, destaca que o número de músicos varia a cada apresentação, e que o palco é aberto para o músico que estiver no local e queira dar uma “palhinha”. A prioridade é sempre o chorinho, mas, depois da metade da apresentação, que acontece sempre das 14h às 19h, rolam outros estilos, como bossa nova, samba de raiz e MPB em geral.

– Os encontros começaram em março deste ano. O primeiro reuniu aproximadamente 10 músicos. Eu não toco, mas gosto de reunir as pessoas – disse Nelson Elias, o Nelsinho, sobre como tem colaborado na organização. – Do primeiro encontro para cá, aumentou o número de músicos, e o público foi aumentando também – completou.

O projeto nasceu no mês de março, idealizado pelo músico João Paulo Moreira para ser um evento sem fins lucrativos, voltado para a família angrense e com o objetivo de reunir informalmente os músicos e amantes da música de Angra dos Reis e região.

“Outro objetivo é levar ao público, não só a felicidade de ouvir boas músicas, mas também um pouco da história da nossa música popular” comentou Moreira. De acordo com o músico, o Clube do Choro Caiçara conta com grandes parceiros, como Nelsinho, Dr. Ricardo Valença, PC Castilho, Carlinho Rabha, Paulinho Percussão, Valdizão Mergulhador, Alexandre Costa, Bruno Pelego, Bruno Teixeira, Ateneu Angrense de Letras e Artes, Pérola Negra e Kizomba. Durante a reunião, Nelsinho destacou a importância da parceria com os estabelecimentos locais.