Angra festeja padroeira com fé e devoção

Milhares de fieis louvaram e agradeceram à Nossa Senhora da Conceição, nesse domingo (8)

Segunda-Feira, 09/12/2019 | Secretaria de Cultura e Patrimônio .

Milhares de fieis participaram, nesse domingo, 8 de dezembro, dos festejos em honra a Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade de Angra dos Reis. A programação, que neste ano teve como tema “Mãe Imaculada, ajudai-nos a ser igreja em missão”, foi organizada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, com o apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio. As festeiras foram as devotas Beatriz Carlota dos Santos e Elisabete Martins.
O primeiro compromisso do dia foi uma alvorada festiva, às 6h, com uma volumosa queima de fogos. Logo após, às 7h30, a comunidade católica participou da primeira missa do dia. Às 10h, Dom José Ubiratan, bispo da Diocese de Itaguaí celebrou a missa solene, ao lado do Frei Fernando Bezerra, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, além de sacerdotes e diáconos de paróquia convidadas. O prefeito e a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania se uniram à comunidade católica em louvor à padroeira, pedindo bênçãos para a cidade.
Às 16h, fieis de todas as partes do município se reuniram na Igreja Matriz para a celebração de mais uma missa, desta vez celebrada pelo vigário Frei Valter Rubens. De lá, por volta das 18h, saiu a solene procissão pelas principais ruas do Centro, numa demonstração pública de fé e devoção a Nossa Senhora da Conceição, ao som da Banda Jardim Sarmento, cânticos e orações. A imagem da padroeira foi entronizada novamente na igreja sob fortes aplausos dos devotos que saudaram a santa em um só coro: “Viva Nossa Senhora!”. Depois, Frei Fernando anunciou os nomes dos festeiros responsáveis pela programação de 2020: os membros da família Venâncio, Marquinho, Maria e Beth.
- Agradeço a colaboração de todos para esta grande festa: as pastorais que animaram a liturgia durante a novena, aos padres convidados, as comunidades que trabalharam na quermesse, a Prefeitura de Angra e a todos que estiveram conosco em toda a programação religiosa. Nossa alegria, certamente, será a alegria de Maria, a mãe de Jesus e nossa mãe – finalizou, em um agradecimento especial às festeiras.