Casa do Artesão segue com inscrições abertas

Artesãos que efetuarem a inscrição serão inscritos no Cadastro Municipal de Fazedores de Cultura

Sexta-Feira, 27/11/2020 | Secretaria de Cultura e Patrimônio .

Inaugurada no dia 31 de outubro de 2020, no Cais de Santa Luzia, no Centro, a Casa do Artesão de Angra dos Reis surgiu como uma alternativa aos mais de 300 artesãos da cidade que não tinham um espaço específico para comercialização de suas obras.

As inscrições para que os artesãos do município participem do espaço seguem abertas desde o dia 13 de novembro. O processo inclui a inserção dos profissionais no Cadastro Municipal de Fazedores de Cultura, e vale ressaltar que ele também deve possuir a Carteira de Artesão, vinculada ao Programa de Artesanato Brasileiro (PAB).

– A atividade dos artesãos é uma poderosa e também influente ferramenta de divulgação da história, dos costumes e da cidade, voltada principalmente para os turistas. O artesanato é uma das peças no desenvolvimento socioeconômico cultural, gerando renda, oportunidade de trabalho e qualidade de vida. Hoje, com a Casa do Artesão instalada num local privilegiado, centenas de artesãos terão melhores oportunidades no escoamento de seus produtos, fortalecendo a cadeia produtiva da cultura e do turismo – afirma a Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio.

A Casa do Artesão é administrada pela Organização dos Artistas e Artesãos de Angra dos Reis – Arte dos Reis, selecionada na Chamada Pública nº 01/2020/SECUP. O advento de um local específico para a exibição e comercialização das obras dos artesãos do município oferece maior organização à classe, além de, em tempos de pandemia, também significar maior segurança aos profissionais, que não precisam mais ficar expostos pelas ruas da cidade.