Arte presente no Centro de Referência Covid-19

Objetivo da ação foi levar alegria para os colaboradores e pacientes da unidade

Sexta-Feira, 26/02/2021 | Secretaria de Cultura e Patrimônio .

Ninguém duvida que a alegria é um santo remédio para curar as tristezas. Foi com este objetivo que a Secretaria Executiva de Cultura da Prefeitura de Angra levou para o Centro de Referência Covid-19, estruturado na Santa Casa, uma intervenção cultural. A ação aconteceu nessa quarta e quinta (24 e 25), e continua nesta sexta-feira (26).

Segundo o secretário-executivo de Cultura, o convite para a ação foi feito pela responsável pelo setor de Educação Permanente da unidade, a enfermeira Maria Cavalcante, após a realização de uma uma pesquisa interna entre os colaboradores que apontou alto grau de tristeza entre eles. O resultado foi o projeto ‘Alegria com Educação Permanente, Serviço Social e Psicologia’, desenvolvido pela enfermeira Maria Cavalcante, da Educação Permanente; pela psicóloga Lohana Tavares; e as assistentes sociais Vanessa Fonseca e Mary Jane Dias Mattoso.

- Após detectar a necessidade de uma ação que levasse alegria para dentro do Centro de Referência, a enfermeira Maria fez contato conosco. Imediatamente, a Secretaria de Cultura fez parceria com artistas da cidade para levarmos a cultura para dentro do Centro de Referência, com todos os aparatos e cuidados necessários – explicou.

O momento, segundo o secretário de Cultura, foi de muita emoção
.
- É impressionante como uma ação tão simples causou tanto impacto. Os pacientes choravam emocionados. A cultura salva, e a arte é pura emoção. Foi um momento muito importante. Eu me senti muito realizado por essa ação – avaliou, comentando ainda que pôde ver como a unidade está bem cuidada e limpa, e seus pacientes bem tratados.