Angra flexibiliza eventos culturais

Normas e protocolos devem ser respeitados e conferidos no Boletim Oficial. Medida atende reivindicação de produtores culturais

Terça-Feira, 11/05/2021 | Secretaria de Cultura e Patrimônio .

A Prefeitura de Angra dos Reis publicou na última sexta-feira, dia 7, uma portaria autorizando o retorno dos eventos culturais ao ar livre, em especial os contemplados pelo Fundo Municipal de Cultura e pela Lei Emergencial Aldir Blanc. A iniciativa se deu por meio da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio do município, e a portaria pode ser conferida no Boletim Oficial nº 1.330 (página 18).

Para a realização dos eventos, cabe aos seus respectivos organizadores a manifestação do interesse de realizá-los junto à Secretaria de Cultura e Patrimônio, com antecedência mínima de 96 horas úteis. Caso a solicitação esteja de acordo com o protocolo vigente e com o edital pelo qual o projeto foi contemplado, a secretaria emitirá a autorização por escrito.

– Essa reivindicação vinha sendo feita pelo setor de cultura, mas, por conta dos riscos da pandemia, entendíamos que não era o momento de flexibilização. Precisávamos entender melhor a evolução da covid, para, junto com o Comitê Científico, Secretaria de Governo e Procuradoria podermos avançar – explica o secretário de Cultura.

O gestor da pasta ressalta ainda que Angra foi um dos primeiros municípios do estado a fazer o repasse da verba aos proponentes e também o primeiro do Sul Fluminense a dar mais tempo para a realização desses projetos.

– Neste momento o governo federal autorizou a prorrogação da execução dos projetos até dezembro. Com essa prorrogação de execução e com a flexibilização dos eventos ao ar livre por parte da prefeitura, Angra vai respirar cultura até dezembro. E viva a cultura! - comemora o secretário.