O Museu de Arte Sacra reabrirá ao público no próximo dia 21, após 12 meses fechado devido à pandemia causada pela covid-19, e um dia antes de seu aniversário – 22 de maio. Uma exposição especial em homenagem às mulheres que fizeram e fazem a diferença para a Igreja Católica e para a fé cristã marca esse retorno.
– A volta das atividades do museu marca dois momentos importantes: primeiro, nos possibilita ver que apesar das dificuldades enfrentadas, estamos conseguindo retornar aos poucos com as atividades culturais, que ao longo do processo pandêmico têm sido um importante instrumento na manutenção da esperança, além de levar alegria, diversão, entretenimento e informação para população. Segundo, para comemorar, no dia 22 deste mês, o 29º aniversário do Museu de Arte Sacra, instituição que tem proporcionado aos seus visitantes conhecer melhor a história de nossa cidade – disse o secretário-executivo de Cultura e Patrimônio.
A mostra convida o visitante a conhecer a biografia de importantes figuras femininas que contribuíram na difusão do Cristianismo Católico Romano em vários períodos históricos. O museu destaca o papel da mulher na igreja desde a presença de Santa Maria na vida de seu filho Jesus Cristo, passando pelo martírio de Santa Bárbara e Santa Luzia, que morreram por serem cristãs, até Santa Tereza D‘Avila e Santa Terezinha do Menino Jesus, doutoras da Igreja Católica pelas publicações que inspiram cristãos até os dias atuais.
A exposição é uma oportunidade de, através das Santas Mulheres, homenagear a todas que se dedicam à fé, seja mantendo os templos em funcionamento, ocupando cargos, educando nas catequeses ou lutando pelos mais pobres e enfermos. A vida das Santas Mulheres é um chamado à reflexão dos nossos dias diante da intolerância religiosa, violência e tantas outras dificuldades que as mulheres ainda passam, apesar das conquistas.
A exposição conta com esculturas que datam do Século XVII até o Século XXI, além de peças em tecido e papel.