Vila Histórica recebe imagem de Nossa Senhora do Rosário

A santa visitou a comunidade na celebração dos 158 anos da Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Segunda-Feira, 31/05/2021 | Secretaria de Cultura e Patrimônio .

Após ter sido restaurada pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio, a imagem de Nossa Senhora do Rosário participou, na noite do último sábado (29), da missa em sua igreja, na Vila Histórica de Mambucaba.

A celebração marcou os 158 anos de construção da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, datada do século XVII, e a mudança dos párocos da Paróquia de São José Operário, de Mambucaba. Padre Mauro Brandão foi substituído pelo Padre José Eduardo.

- Este momento é de extrema importância religiosa e histórica para Mambucaba e para o Museu de Arte Sacra, que busca cumprir o seu papel de guardar, conservar e restaurar o acervo sacro da cidade, respeitando os costumes, fé e tradições da sociedade angrense – avalia a diretora de Patrimônio Histórico e Cultural de Angra dos Reis.

Após a missa, a imagem retornou aos cuidados do Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis.

- Para nós foi muito especial receber a visita da imagem de Nossa Senhora do Rosário. Se a pandemia permitir, vamos realizar em outubro uma grande festa em honra à nossa padroeira e mais uma vez solicitaremos a visita dela entre nós - disse o coordenador da comunidade católica, Jorge do Nascimento.

HISTÓRIA

Depois de ter sido furtada da igreja da Vila Histórica de Mambucaba, 1978, a imagem de Nossa Senhora do Rosário foi devolvida ao Bispo da Diocese de Itaguaí, em 1983. A peça então foi colocada sob a guarda do IPHAN e permaneceu em exposição no Museu de Arte Sacra de Paraty. Em 1993, a imagem foi a entregue a Prefeitura de Angra que a manteve no Museu de Arte Sacra em exposição. Atendendo ao pedido da comunidade, a obra foi restaurada.