Secretária de Estado de Cultura é recebida em Angra

Representante do governo estadual explicou o Edital Cultura nas Redes 2, que está com as inscrições abertas até o próximo dia 29

Quarta-Feira, 01/09/2021 | Secretaria de Cultura e Patrimônio .

Angra dos Reis recebeu, na última semana, a visita da secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, que reuniu-se com agentes culturais da cidade e detalhou alguns investimentos do governo estadual, no setor cultural, por meio de editais. O convite foi feito pela Prefeitura de Angra, por meio do secretário-executivo de Cultura e Patrimônio.

No encontro, que aconteceu no último dia 26, no Centro Cultural Theophilo Massad (CCTM), a secretária estadual falou sobre o Edital Cultura nas Redes 2, que está com as inscrições abertas até às 18h do dia 29 de setembro. Ao todo, serão 3 mil contemplados com R$ 2,5 mil por projeto, com investimento de R$ 7,5 milhões do Fundo Estadual de Cultura (FEC). As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo sistema “Desenvolve Cultura”, no site da Sececrj, http://cultura.rj.gov.br. Para concorrer, basta ser residente do Estado e ter mais de 18 anos, além de comprovar atuação na área cultural há pelo menos um ano.

- Este é o primeiro edital do nosso Pacto Cultural RJ, que foca na democratização do acesso aos recursos da cultura. Estamos garantindo vagas por município, com inscrição simplificada e apoio aos fazedores de cultura na ponta, valorizando a arte de cada cidade. Este edital é como uma porta de entrada para acessar novas chamadas públicas, por isso é fundamental que todos façam a leitura atenta do edital e façam sua inscrição dentro dos 30 dias vigentes - ressaltou a secretária de estado, que estava acompanhada de um deputado federal.

De acordo com o secretário-executivo de Cultura e Patrimônio, as frequentes visitas da secretária ao município só demonstram a afinidade e o bom trânsito que a gestão municipal possui com o Estado.

- Estamos estreitando laços para melhorar a produção cultural do município de Angra dos Reis e, consequentemente, da Costa Verde. Com os editais territorializados vamos ampliar cada vez mais a presença da cultura de Angra nos editais do Estado - avaliou o secretário.

Além da presença de dezenas de fazedores de cultura, a reunião contou com a participação do vereador membro da Comissão de Cultura da Câmara Municipal e do presidente do Conselho Municipal da Política Cultura,.