Angra dos Reis é registrada em Livro de Arte

Iniciativa inédita registra diversos pontos da cidade em aquarelas pela ótica do artista David Pedrosa

Quinta-Feira, 28/10/2021 | Secretaria de Cultura e Patrimônio .

O Livro Expedições em Aquarelas, uma iniciativa do artista David Pedrosa, será lançado no dia 4 de novembro, às 18h, no Centro Cultural Theophilo Massad. Além do lançamento do livro, as 74 aquarelas que compõe a publicação estão expostas no Salão do Centro Cultural Theophilo Massad -CTM, funcionando de quarta a sexta, das 14h às 20h, e sábado e domingo, das 15h às 20h, com entrada gratuita e classificação livre.

Depois de uma imersão nas Expedições em Aquarelas, durante os seis meses revisitando e conhecendo diversos pontos culturais, patrimoniais e naturais de Angra dos Reis, o projeto que propôs uma expedição artística pela cidade presenteia o público com o primeiro livro de arte com paisagens da cidade e uma exposição com 74 aquarelas feitas ao vivo dos principais cartões postais de Angra.

- Para mim é uma honra publicar o primeiro livro de arte de Angra dos Reis, minha cidade. O mergulho que fizemos para conectar os olhares e trazer a realidade das cores no papel foi fundamental para fazer deste livro, além de um livro de arte, um guia de viagem para o turista e para os moradores que querem conhecer mais a cidade – contou David Pedrosa.

O livro poderá ser adquirido no site do artista www.davidpedrosa.com, na suas redes sociais e no dia do lançamento, com preço promocional.

- Além das aquarelas, o livro conta com textos onde falo da história e curiosidades de cada lugar que passei - detalha David Pedrosa que também é o fundador da primeira escola de arte de Angra que, após 18 anos localizada no Centro de Angra, segue em fase final na construção de uma sede no bairro do Zungu, além de funcionar de forma virtual atendendo alunos do país inteiro.

O projeto Expedições em Aquarelas – Angra dos Reis, por David Pedrosa, é uma iniciativa do próprio artista que foi contemplado com o edital da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, com recursos oriundos do Governo Federal, através da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo e transmitida pela Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura da Angra

SOBRE DAVID PEDROSA

David Pedrosa é o criador do movimento Urban Sketchers de Angra dos Reis e maior representante do estilo de desenho da cidade. Fundou a primeira escola de arte da região Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro, em funcionamento há 16 anos, em Angra dos Reis. Trabalha com muralismo, caricaturas, pinturas.

Formado em Artes plásticas e pós-graduado em Gestão Educacional, é professor de artes, concursado, do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC), desde 2012, e professor de empreendedorismo. “Portfólio”, sua primeira exposição individual, em Angra dos Reis, acontece na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, em 2007. “A arte de David Pedrosa“ exibiu, em 2015, também, na cidade de Angra dos Reis, obras de diversos estilos e técnicas, em comemoração do fato de, há 15 anos, viver da arte.

Fez expedições em Angola, na África, nos anos de 2018 e 2019, em parceria com a Fundação Rui de Matos, ministrando, no país africano, para os alunos angolanos, oficinas de desenho, retrato, caricatura, desenho ao ar livre, aquarela, pintura em tela e muralismo. Fruto destes diálogos artísticos é realizada, em 2019, a exposição “Missão Artística Brasil – Angola”, com o objetivo de mostrar ao público angrense toda experiência que teve no país africano. No mesmo ano, ministrou oficina de Urban Sketching para alunos universitários, no Centro Cultural Brasil-Angola. Atualmente, leciona para alunos de várias cidades do Brasil e do mundo com sua escola de arte, 100% digital e on-line.