“Os Caiçaras” é a nova exposição do CCTM

Aberta à visitação gratuita, a mostra apresenta bonecos produzidos com reaproveitamento de materiais recicláveis

Sexta-Feira, 26/11/2021 | Secretaria de Cultura e Patrimônio .

Quem estiver pelo Centro da cidade não pode perder a oportunidade de prestigiar a nova exposição de artesanato “Os Caiçaras”, que está ocupando o primeiro piso do Centro Cultural Theophilo Massad, onde fica o Teatro Municipal.

Durante o período de pandemia, o artista Gustavo Valente desenvolveu a ideia de expressar a importância das origens angrenses através do artesanato. Para isso ele criou uma exposição com belos bonecos de pescadores, barcos, peixes, anzóis e redes artesanais, em um processo de criação de 30 dias. As peças foram feitas a mão, com materiais recicláveis, com extrema criatividade.

- Destaco o forte patrimônio histórico e cultural presente na vida dos pescadores. A exposição “Os Caiçaras” valoriza os moradores mais tradicionais da região, de geração em geração – explica Gustavo Valente.

A exposição, apoiada pela Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio, já está aberta e vai até o dia 7 de dezembro. O espaço funciona de segunda a sexta, das 15h às 21h, e de sábado a domingo, das 13h às 19h.

- Gustavo é talentosíssimo! É prata da casa, é responsável pela programação visual do nosso Teatro Municipal. Ele quem cuida das luzes e também do som. Além disso, é um artesão de mão cheia. Faz obras de artes maravilhosas, desde carnaval, que é de grande dimensão, até coisas menores. Essa exposição dele é a prova disso tudo – destacou o secretário-executivo de Cultura e Patrimônio.