Estimular a criação de materiais criativos, enquadramentos e fotografias: esses foram alguns dos objetivos da oficina “Aperte o REC”, viabilizada pelo Fundo Municipal de Cultura, por meio da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio. Nos dias 22 e 25 de março, os alunos do projeto tiveram a oportunidade de aprender e aperfeiçoar técnicas que auxiliam na melhor propagação de suas ideias em materiais audiovisuais. As aulas foram realizadas na Casa da Lua, no Centro.
De acordo com o responsável pela oficina, as aulas foram baseadas nas três etapas principais para a criação de um vídeo: pré-produção, produção e pós-produção. Durante essas fases, os alunos aprenderam técnicas de enquadramento, fotografia, movimentos de câmera, pontos de iluminação, captação de áudio, edição e finalização do material.
- Foi muito gratificante ter uma experiência como essa. Tive uma grata surpresa ao ver a faixa etária e a área de atuação dos participantes, evidenciando que o audiovisual é uma arte que contempla a todos. Agradeço a Lei de Incentivo à Cultura, no qual o projeto passou com pontuação máxima, que permitiu que os participantes tivessem acesso ao material da oficina – destacou o responsável do projeto.
No final do curso, um material criativo coletivo foi criado com os participantes do projeto, auxiliando assim a fixação do conteúdo aprendido durante as aulas e na troca de experiências entre os alunos.