São Benedito é destaque em exposição na Casa Larangeiras

História da irmandade do segundo padroeiro da cidade poderá ser conferida de 1º a 30 de abril

Quarta-Feira, 30/03/2022 | Secretaria de Cultura e Patrimônio .

A fé e a devoção ao Glorioso São Benedito, protetor do povo de Angra dos Reis, estarão em exposição a partir desta sexta-feira, dia 1º de abril, até o dia 30, na Casa Larangeiras, na Praça Zumbi dos Palmares. A mostra, com entrada gratuita, pode ser conferida de terça a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 14h.

O visitante da exposição “São Benedito no Inventário Nacional de Referências Culturais” irá mergulhar num universo de mais de três séculos de devoção, que serão contados por meio de banners, com a história da Irmandade do Glorioso São Benedito que, à época da escravidão, contribuiu para a abolição de muitos escravizados que viviam na cidade.

A mostra é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Patrimônio, produzida em parceria com a Irmandade do Glorioso São Benedito.

- São Benedito é um santo amado por todos os angrenses e, às vésperas de mais uma festa, nada mais justo do que homenageá-lo, por meio desta exposição. A atividade cultural também celebra a histórica Irmandade de São Benedito, que é tão presente em nosso município e salvaguarda este rico patrimônio dedicado ao nosso segundo padroeiro – explica o secretário de Cultura e Patrimônio.

A festa em honra a São Benedito, inventariada pelo Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan) como manifestação cultural, será iniciada às 16h do dia 10 de abril, com o levantamento do mastro e terá o seu ponto alto no dia 18 de abril, primeira segunda-feira após a Páscoa.