Angra Salva Sua Memória homenageia moradora de Mambucaba

Segunda edição do evento relembra obras e realizações de moradora

Quinta-Feira, 31/03/2022 | Secretaria de Cultura e Patrimônio .

A vida e obra de Maria Magdalena de Souza Rodrigues, de 85 anos, foram relembradas em uma cerimônia que emocionou familiares e amigos da moradora de Mambucaba durante a segunda edição do “Angra Salva Sua Memória”. Graças ao trabalho árduo junto à comunidade, ela colaborou imensamente em busca da melhoria da qualidade de vida dos moradores da Vila Histórica.

No evento, uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Patrimônio, foi narrada a história de como Maria Magdalena colaborou, por exemplo, para levar a energia elétrica à bucólica região. A moradora teve também participação muito ativa no ordenamento turístico da localidade, com controle de acesso de ônibus, entre outras ações, garantindo mais segurança aos moradores e turistas.

- Antigamente, não tínhamos estrutura para receber turistas e o local ficava lotado e perigoso. Mas hoje, tudo mudou para melhor devido ao empenho dos moradores – disse dona Maria Magdalena, relembrando as conquistas. Hoje, ela considera a Vila Histórica um lugar perfeito para viver.

- Precisamos render homenagens a pessoas vivas. Agradecer a elas, pelas conquistas para a nossa cultura e comunidade, enquanto estão aqui ao nosso lado – afirmou o secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara, durante o evento, que reuniu a comunidade no largo da igreja Nossa Senhora do Rosário, na Vila Histórica de Mambucaba, nesta quarta-feira, 30 de março.

Maria Magdalena se mudou para a Vila Histórica aos 17 anos e sempre foi uma voz ativa em ações favoráveis ao bairro e de proteção aos vizinhos. Na localidade ela casou e construiu família com cinco filhos, 13 netos e 12 bisnetos.

Projeto

O projeto “Angra Salva Sua Memória” é de extrema importância para divulgar, fomentar e resgatar a cultura de Angra dos Reis.

- Precisamos render homenagens a pessoas vivas. Agradecer a elas pelas conquistas para a nossa cultura e comunidade, enquanto estão aqui ao nosso lado – resumiu o secretário.