Festa Senhor do Bonfim termina com fogos e shows culturais

Evento levou público à praia do Bonfim por quatro dias

Domingo, 01/05/2022 | Secretaria de Cultura e Patrimônio .

O encerramento das festividades em homenagem ao Nosso Senhor do Bonfim, neste domingo, 1º de maio, conquistou as atenções do público que passou o dia nas areias da praia do Bonfim. Uma grande queima de fogos, com duração de cerca de dez minutos, fechou a programação religiosa da festa, às 19h. Os festejos culturais seguem até a meia noite com apresentação de shows, reunindo pessoas de todas as idades e de diversas localidades.

Uma das festividades mais tradicionais do município, a Festa Senhor do Bonfim, completa 242 anos, e teve início na quinta-feira, dia 28. Para garantir a animação do público durante a festa, que estava suspensa há dois anos por conta da pandemia da Covid-19, a programação deste domingo começou cedo com a realização tradicional santa missa, na ermida Senhor do Bonfim, celebrada pelo frei Marcelo de Jesus e acompanhada pelo prefeito Fernando Jordão.

À tarde, o público acompanhou a procissão marítima e a peregrinação pelas ruas do bairro, seguida do lançamento de fogos em homenagem ao Senhor do Bonfim. A programação cultural também começou mais cedo, com parquinho para a criançada, o famoso desafio no pau de sebo, barraquinhas de alimentação, entre outros. E para animar ainda mais a festa, a programação contou com apresentação de DJ Diana, Kayu, Camila Alcici Sax live e Nosso Som.

- É uma emoção muito grande ter a oportunidade de carregar a imagem de nossa senhora Aparecida pelas ruas do bairro. Me sinto renovada em minha fé – disse Patrícia Aguiar, uma das participantes da procissão, que carregou a imagem de Nossa Senhora Aparecida por ruas do Bonfim.

O evento também agradou comerciantes que investiram em um ganho extra. A moradora da localidade, Ana Paula Alves, disse que estava animada com as vendas e elogiou a festividade.

- É a oportunidade de um ganho a mais, e a gente acaba se divertindo também. Estou esperançosa quanto ao retorno do investimento nesta festa – disse a comerciante, que participa da festividade pela primeira vez.

O secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara, lembrou que os festejos ao Senhor do Bonfim são tradição e de extrema importância para os fazedores de cultura de nossa cidade.