Angra escolhe Menino Imperador da Festa do Divino

João Pedro Gomes tem 10 anos e mora no Village Jacuecanga

Sexta-Feira, 06/05/2022 | Secretaria de Cultura e Patrimônio .

Como manda a tradição, João Pedro Gomes, de 10 anos, foi escolhido, através de sorteio, como Menino Imperador da Festa do Divino, que acontece entre os dias 27 de maio e 5 de junho, no Centro. Catequista da Igreja de São José Operário, no Village Jacuecanga, o nome de João Pedro foi escolhido no Dia de São José Operário, 1º de maio.

Puderam participar do sorteio 30 crianças, cuja única exigência é a reconhecida participação no dia a dia da comunidade católica do bairro onde mora. Critério esse, diferente de anos anteriores, quando os escolhidos eram os filhos dos festeiros.

A Festa do Divino Espírito Santo, é uma tradição que veio de Portugal, do período do século XIX e se tornou uma das maiores e mais importantes manifestações culturais de Angra dos Reis. Figura emblemática da festa, o menino imperador é quem “recebe as chaves da cidade” e comanda simbolicamente os festejos do “império”.

- Foi uma escolha democrática e que agradou os fiéis que professam a fé católica - comentou Andrei Lara, Secretário de Cultura e Patrimônio, agradecendo o Frei Marcelo de Jesus, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, que acatou a sugestão de incentivar as inscrições para o Menino Imperador em todos os bairros da cidade e, não somente no Centro.

MENINO IMPERADOR

João Pedro é filho do casal Lissandra Leandro Gomes Bastos e Alexandre dos Santos Bastos. Ele é aluno do Ciep Municipalizado, em Jacuecanga.