Aproximadamente cem jovens, em torno de 14 a 16 anos, anos participaram na tarde desta segunda-feira, dia 9, da Oficina de Introdução aos Quadrinhos, que aconteceu no Colégio Estadual Nazira Salomão, Centro de Angra. O projeto, comandado pelo quadrinista Léo Vieira, foi um dos premiados pela Secretaria de Cultura e Patrimônio da Prefeitura de Angra dos Reis e contou com a participação de convidados especiais, como o desenhista e professor David Pedrosa e o artista plástico Paulo de Lira, nomes importantes do cenário cultural angrense.
A proposta da oficina foi apresentar aos jovens a vivência artística do desenho e da roteirização de quadrinhos, como meio de socialização e para representações artísticas, sociais e culturais. Léo Vieira explicou as práticas especialmente desenvolvidas para que se construa, a partir dos elementos básicos do desenho, um modelo de introdução à arte e ao universo dos quadrinhos, abordando na oficina todas as etapas do processo de criação: argumento, roteiro, desenho, finalização etc. O projeto busca aliar arte, educação, inclusão e democratização da cultura.
– A proposta é incentivar a produzir arte e compreender melhor as expressões artísticas, principalmente os quadrinhos, que estão muito em evidência por causa dos filmes e da TV. Aqui na oficina eu mostro que muitas coisas que eles gostam vieram dos quadrinhos. Mas a ideia é também mostrar que existem diversas formas de fazer quadrinhos, para além dos de super-heróis – explicou Leonardo Vieira, que destacou a importância do apoio da Prefeitura de Angra para que a oficina saísse do papel.
Além de quadrinista e cartunista, Léo Vieira é publicitário e, nas horas vagas, poeta. Começou a desenhar desde muito cedo e hoje possui um rico acervo de quadrinhos, cartoons e charges e usou parte desse acervo pessoal para exemplificar a diversidade do universo dos quadrinhos aos estudantes.
Assumidamente nerd, o artista é fã principalmente das HQs de heróis dos universos Marvel e DC, mais ainda do personagem Batman. Outra grande inspiração de Léo Vieira é a ficção científica. Apaixonado pela cultura Geek, Léo é idealizador do Angra Comics & Games, autor de Estapafúrdia, obra com quadrinhos autorais, e está finalizando “Estapafúrdia, o livro”, um segundo volume desse trabalho. Léo, David Pedrosa e Paulo de Lira pretendem mais à frente ampliar a oficina e torná-la itinerante em escolas da região.
– Vocês estão tendo a oportunidade de estudar e obter informações sobre essa arte com professores e especialistas. Essa é uma das funções do ambiente escolar. Mas ninguém deve se cobrar para ser desenhista profissional. O importante agora é experimentar. Há muitas possibilidades no desenho. Quando vocês encontrarem um caminho, gostarem dele e se identificarem com ele, aí vocês vão seguí-lo e se aperfeiçoar – disse Paulo de Lira aos jovens.