Angra no Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense

Iniciativa vai garantir investimento de R$ 15 milhões ao segmento em todo o Estado

Terça-Feira, 31/05/2022 | Secretaria de Cultura e Patrimônio .

A Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio assinou acordo de cooperação técnica e passa a fazer parte do Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense. A iniciativa visa fomentar o mercado local, a partir da capacitação dos artesãos em áreas como empreendedorismo e marketing.

Fazem parte desse acordo a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj), prevendo a destinação de R$ 15 milhões ao segmento de 46 municípios do território fluminense.

O projeto segue o plano estadual de cultura e a retomada das atividades econômicas e turísticas.

- Cada artesanato representa a história e a identidade de um povo. Sou um entusiasta da vocação artesã de Angra e, como secretário, que tem total e irrestrito apoio do prefeito, vamos juntos trabalhar para que nosso município seja cada vez mais capacitado em todas as etapas da produção artesanal. Mais que produzir a peça autoral é necessário que se pense e estude todas as etapas de produção, e esse programa servirá para isso - destacou o secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara.

Para que o Programa identifique a necessidade de cada região, o artesão deverá preencher um formulário, que está disponível em: https://docs.google.com/forms/d/15E82fHe5_IKmnMOs4dmLPJrHvvOdUKDNCRlv18XWmus/viewform?edit_requested=true

- Nosso objetivo é fomentar a economia e o arranjo produtivo local. Com este investimento, queremos consolidar as feiras de artesanato como referências municipais, fortalecendo as práticas socioculturais de relevância em cada território - ressalta a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.