Festa do Divino: sábado foi com o cantor José Augusto

Show empolgou o público, que cantou junto vários sucessos. Paula Fernandes se apresenta no domingo

Domingo, 05/06/2022 | Secretaria de Cultura e Patrimônio .

O sábado, dia 4, foi mais um dia de tradição com a Festa do Divino de Angra dos Reis. A programação, que começou no dia 27 de maio, inclui atividades culturais religiosas e seculares. A atração principal da noite foi o cantor José Augusto, no Cais de Santa Luzia. O local conta com dois palcos, barracas de comidas e bebidas e toda estrutura de segurança para receber moradores e visitantes que queiram curtir musica, dança e tradição nesta edição da Festa do Divino. Neste domingo, 5, a partir das 19h, haverá apresentação de todas as danças típicas da festa, shows de artistas locais e, encerrando a noite, a apresentação da cantora Paula Fernandes.

Após a programação religiosa de sábado e a chegada do cortejo com o Menino Imperador (João Pedro) no Cais de Santa Luzia, começaram as danças típicas. A primeira foi a dos Coquinhos, realizada pelas crianças, que representam os filhos de escravos que dançavam homenageando o Menino Imperador. Em seguida foi a vez da dança das Jardineiras, representando as vendedoras de flores que distribuiam bolachas bentas no dia de Pentecostes. Com uma indumentária multicolorida, as meninas evoluíram balançando seus arcos floridos.

Depois teve a dança dos Velhos, representando os antigos escravos da terra que dançavam homenageando o Menino Imperador. Com movimentos divertidos, a dança se assemelha às quadrilhas juninas. Finalizando as danças folclóricas, o palco do Império do Divino recebeu a dança dos Marujos, que são os marinheiros que traziam o Menino Imperador, misturando dança, marcha e formações semelhantes às militares.

Lincoln Glauber foi o artista angrense a se apresentar após as danças. Acompanhado da guitarrista Camile Barbosa, ele mostrou ao público um repertório próprio de música pop com covers de artistas como Alcione, Vanessa da Mata e Belchior. Depois, o grupo Nosso Som deu uma “palhinha”, tocando alguns clássicos do pagode.

Em seguida subiu ao palco a grande atração da noite, o cantor e compositor José Augusto, para a alegria de milhares de pessoas que o aguardavam ansiosamente em um noite fria. Em um show cheio de sucessos, o ponto alto foi o público cantando junto a canção “Evidências”, grande sucesso da MPB, composta por José Augusto há mais de 30 anos e até hoje na lista das mais cantadas em caraoquês pelo Brasil e por brasileiros pelo mundo.

O cantor abriu seu show com “Chuvas de verão” e seguiu até o fim com um repertório bem conhecido pelo público, que incluiu sucessos como “Por eu ter me machucado”, “Amantes”, dentre outros, conhecidos na voz dele e de diversos artistas.