A arte circense ganhou as ruas do bairro do Belém na manhã de domingo, dia 19, com a Caravana Carequinha. Palhaços, malabaristas, equilibristas, pernas de pau, mágicos, músicos e demais artistas animaram as crianças e quem mais quis assistir ao espetáculo inteiramente gratuito.
A atração foi comandada pela trupe angrense Quintal do Circo e contou com a participação da Orquestra Circônica e da Companhia de Malabaristas Campello. Os artistas rodaram com o trio elétrico por algumas ruas do bairro, chamando o respeitável público para a apresentação, que se concentrou na quadra coberta do Belém (rua São José). A quadrilha junina Zé Buscapé, da Japuíba, também se apresentou.
O projeto Caravana Carequinha foi viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Em Angra, o Quintal do Circo foi selecionado para participar do projeto. A participação de uma companhia circense de Angra dos Reis teve a articulação da Secretaria de Cultura e Patrimônio da Prefeitura de Angra.
- Estimular as mais diversas manifestações culturais é uma de nossas missões à frente da Secretaria de Cultura. A Caravana Carequinha contemplou uma companhia circense de nossa cidade e é muito importante esta ação, pois a pandemia atingiu este tipo de produção cultural, que depende do público para o seu espetáculo. Continuaremos a dialogar com os mais diferentes campos, pois precisamos disponibilizar meios para que a cultura seja fomentada, de forma a contemplar o máximo possível de fazedores culturais - pontuou o secretário municipal de Cultura, Andrei Lara, que acompanhou o espetáculo.
Concebido no contexto pandêmico, o projeto Caravana Carequinha tem a proposta de ser híbrido (presencial e pela internet). O espetáculo virtual do Quintal do Circo, liderado pelo artista Luciano Araújo, ficará disponível no site https://www.caravanacarequinha.com e no canal do YouTube do Projeto Caravana Carequinha.
– É muito importante haver editais como esse, voltados para apoiar os artistas circenses. É por meio deles que a gente consegue sobreviver e levar o circo para as comunidades, pois o objetivo do projeto é esse, trazer a arte e a cultura para as comunidades – disse Luciano Araújo, do Quintal do Circo.
O Caravana Carequinha está passando por diversas cidades do estado, valorizando a arte circense e levando diversão e cultura ao grande público. A primeira apresentação foi no mês passado, em Rio Bonito, onde nasceu George Savalla Gomes, o Palhaço Carequinha, que inspira o nome do projeto. A Caravana já passou também por Conceição de Macabú, Petrópolis, Guapimirim, Cantagalo, Friburgo e Resende. No dias 25 deste mês, o projeto estará em Duque de Caxias e, no dia 26, em São Gonçalo. Mais informações no site e nas redes do projeto ( @caravanacarequinha ).