O Secretário de Cultura e Patrimônio da Prefeitura de Angra esteve nessa segunda-feira, 20 de junho, na sede do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado (Sated-RJ), onde se reuniu com membros da instituição. Em pauta, a regularização dos artistas angrenses que ainda não possuem o registro na Delegacia Regional do Trabalho (DRT).
A Lei 6.533, criada em 1978, que regulamenta as profissões de Artista e de Técnico em Espetáculos de Diversões, preconiza que para artistas e técnicos serem contratados como profissionais para trabalhar em TV, cinema, teatro, publicidade, shows de variedades e dublagem é necessário ter o registro profissional emitido por uma DRT. Atores em figuração também devem possuir o registro.
No encontro com o presidente do Conselho Fiscal e o diretor artístico ficou definido que o Sated-RJ fará uma ação em Angra, com o objetivo de atender os artistas que ainda não possuem o DRT ou se encontram com alguma pendência em seus registros.
- Observamos que muitos artistas de Angra, mesmo com anos de atividade, não possuem o DRT. Essa primeira reunião teve como objetivo apresentar o cenário do município aos representantes do Sated, que prontamente aceitaram a sugestão de realizar um mutirão em Angra. Vamos contemplar quem precisa do registro profissional e também os que porventura tiveram alguma pendência em seus registros - explica.
O próximo passo será a definição da data, que será feita logo após o Sated-RJ, com o material apresentado pela Secretaria de Cultura e Patrimônio, definir os serviços que serão ofertados no mutirão.