Nas noites de sábado e domingo, 25 e 26 de junho, O Clube Real, na Japuíba, serviu de palco para o Arraiá Junino da Quadrilha Dona Junina, torneio que teve entrada gratuita e apresentações dos grupos Zé Buscapé, Zé Piri e da própria anfitriã – que participou, mas não competiu – no sábado e Aconchego da Ciça, Escorrega Show, Emoções Juninas e Dito Peres no domingo.
Nos dois dias, o Torneio de Quadrilhas que antecede o Arraiá da Cidade, a ser realizado em 22, 23 e 24 de julho no Cais de Santa Luzia, foi iniciado às 20h. E a importância de se ter um evento desse tipo num formato itinerante ficou claro.
– É uma coisa maravilhosa, uma história antiga com os moradores do bairro. Eu mesmo cheguei a fundar uma quadrilha junina aqui. O evento está muito bom e eu desejo que todo ano esse evento venha para cá. Aqui fica mais aconchegante para a população e todos têm a possibilidade de assistir a festa – explica Abigail dos Santos Pereira, de 69 anos, moradora do bairro onde o arraiá foi realizado.
O resultado do concurso de quadrilhas ficou assim: em primeiro lugar, Emoções Juninas; em 2º, Zé Buscapé; em 3º, Dito Peres. O posto de melhor marcador do evento ficou com Lucas Almeida, da Dito Peres, enquanto o de melhor casal de noivos e o de melhor casal caipira com a Emoções Juninas. Além disso, também foram escolhidas a rainha do arraiá – Ana Paula, do grupo Emoções Juninas – e a rainha da diversidade – Manú, da Emoções Juninas.
– Eu sou apaixonado pelas quadras juninas. Muito tempo antes de estar secretário, eu já fazia parte disso. Conheço todos os responsáveis das quadrilhas juninas angrenses, marcadores e componentes. Isso reforça ainda mais o meu compromisso com o movimento junino. Eu faço questão de prestigiar todas as apresentações. Além disso, o prefeito Fernando Jordão gosta muito dessa cultura popular, que é tão forte no nosso município. Temos uma determinação do prefeito que é colaborar em tudo que for necessário – declara o secretário de Cultura e Patrimônio Andrei Lara.
Assim como nos outros torneios, este recebe o apoio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, que nos meses de junho e julho está apoiando 52 eventos juninos em todos os bairros de Angra, com logística e infraestrutura – neste ano cada quadrilha está recebendo uma subvenção de R$ 15 mil, o maior valor já pago, já que a última subvenção, em 2021, foi de R$ 8 mil. A Associação de Quadrilhas Juninas de Angra dos Reis também segue apoiando o evento, além de apostar num aprimoramento dos espetáculos dos grupos ao longo dos torneios itinerantes.
– A ideia é tentar ir acertando as apresentações nos bairros para ter a certeza de sucesso no grande evento principal. Os arraiás de bairro são nossos laboratórios, para que todos cheguem fortes no arraiá municipal – resume o presidente da Associação de Quadrilhas Juninas de Angra dos Reis, Ênio Valverde.
O Arraiá da Dona Junina foi o segundo entre oito etapas oficiais da Associação das Quadrilhas Juninas que ocorrerão na cidade. Segue abaixo o Calendário Oficial dos Arraiás das Quadrilhas Juninas de Angra dos Reis.
2 e 3 de julho
Arraiá da Quadrilha Dito Peres
Local: Quadra do Morro do Peres
1, 2 e 3 de julho
Arraiá do Escorrega Show
Local: Condomínio Vale da Banqueta
9 e 10 de julho
Arraiá da Quadrilha Aconchego da Ciça
Local: Encruzo da Enseada
8, 9 e 10 de julho
Arraiá da Quadrilha Emoções Juninas
Local: Estrada da Banqueta n° 81 – atrás do Posto de Saúde
16 e 17 de julho – Arraiá da Quadrilha Compadre Nequinho.
Local: Centro