Sylvio Cavalheiro imerso em novo marco para a Vila do Abraão

Obra tem o objetivo de valorizar artes visuais e enaltecer a ecologia do Patrimônio Mundial da Humanidade

Terça-Feira, 12/07/2022 | Secretaria de Cultura e Patrimônio .

O renomado artista plástico Sylvio Cavalheiro está imerso na preparação de sua mais nova obra. O projeto, patrocinado pela Matos Teixeira, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, tem como intuito se tornar um marco na Vila do Abraão, na Ilha Grande. Desde 2019, a Ilha é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade, título conferido pela Unesco.

Na visão do artista, a proposta contrastará com a mata nativa, um dos grandes atrativos naturais da Ilha Grande. Formado na Faculdade das Belas-Artes da Alemanha, país onde residiu por nove anos, Sylvio Cavalheiro ficou mundialmente conhecido com a “Boia de Lopes Mendes”, da iniciativa “Quando o Lixo Vira Arte”, realizado em 2000.

- Além da valorização das artes visuais e do enaltecimento da ecologia, essa realização criará a possibilidade de desenvolvimento da percepção visual diante do mundo pela arte contemporânea, ampliando as possibilidades na construção de um olhar crítico-reflexivo - comentou o artista.

Para Andrei Lara, secretário de Cultura e Patrimônio, a Lei de Incentivo tem tido importante papel na execução de vários projetos no município.

- Muitos artistas e produtores têm feito o uso desse dispositivo de renúncia fiscal, em que empresas patrocinam os projetos e permitem o fomento da cultura nos mais diversos segmentos e comunidades de Angra dos Reis - pontuou o secretário.