A preparação para o tradicional Arraiá da Cidade segue intensa. As quadrilhas juninas da cidade se preparam para as apresentações após um período de dois anos longe do público angrense, devido ao isolamento provocado pelo coronavírus.
A partir de sexta-feira, 22, todas as atenções estarão voltadas para o Cais de Santa Luzia, local em que será montado o palco para as apresentações que há anos encantam os moradores e turistas e fazem com que Angra tenha uma das festas de São João mais fortes do país. Nesta sexta-feira a cidade se transformará na capital do São João, no Estado do Rio.
O evento será realizado pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, com o apoio da Associação das Quadrilhas Juninas de Angra dos Reis.
- Pensamos em um evento com a cara de Angra, ou seja, voltado para a família. Além disso, as quadrilhas juninas estão recebendo nesse ano um incentivo jamais concedido, na ordem de R$ 15 mil para cada uma, para que possam arcar com parte dos investimentos feitos em suas apresentações - ressalta Andrei Lara, secretário de Cultura e Patrimônio.
Sete conjuntos juninos disputarão o título de melhor quadrilha de Angra dos Reis. Além delas, o evento contará com a apresentação de duas quadrilhas juninas convidadas, a Zé do Brejo e Zé Piri, que farão as primeiras apresentações, na sexta. Ainda no mesmo dia, o grupo Aconchego da Ciça inicia as apresentações oficiais pela disputa do título de 2022.
No sábado, 23, vão se apresentar em sequência as quadrilhas juninas Escorrega Show, Emoções Juninas e Compadre Nequinho. No domingo, 24, último dia do evento, será a vez dos grupos folclóricos Zé Buscapé, Dona Junina e Dito Peres.
O Arraiá da Cidade também receberá apresentações musicais. Serão três shows com grupos regionais e três com artistas de renome nacional. Na sexta-feira, a abertura fica por conta da dupla Calebe e Leilane, antes do show principal, comandado pelo Bonde do Forró. Sábado será a vez de Dyego Rezende abrir a noite para o show de Elba Ramalho. No domingo, o Trio Mambucaba se apresenta antes do Rastapé.