Acontecerá nesta quinta-feira, 28, na Praça General Osório, no Centro, às 17h, a terceira edição do projeto “Angra Salva Sua Memória”, que homenageia em vida os cidadãos que tanto contribuíram para o desenvolvimento do município. A homenageada da vez será Dona Diná Afonso dos Santos.
Falar da educação em Angra e não citar Dona Diná Afonso é cometer um ato falho. Alfabetizadora nata, deu aulas no Colégio Lopes Trovão e na garagem da casa da família, na rua Coronel Carvalho, local que depois se tornaria o renomado Colégio Osvaldo Afonso, que leva o nome de seu pai.
A primeira homenageada na retomada deste projeto, interrompido em 2012, foi Rosa Savvas Galindo, a Dona Rosinha Galindo. Dona Maria Magdalena de Souza Rodrigues, da Vila Histórica de Mambucaba foi a segunda homenageada.
Para Andrei Lara, Secretário de Cultura e Patrimônio, a quinta-feira será de muita emoção, pois homenagear Dona Diná é uma forma de presenteá-la.
– Dona Diná completou 99 anos de vida no último dia 4. Com essa homenagem, estamos colocando o seu nome na galeria de grandes angrenses, pessoas que contribuíram e ainda contribuem para o progresso do nosso município. Faço um convite à população, para que vá até a Praça General Osório e acompanhe a homenagem, que contará com uma exposição sobre a vida e obra de Dona Diná Afonso – frisou Andrei Lara.