O Angra Salva Sua Memória, projeto que saúda em vida os cidadãos que tanto contribuíram para o progresso da cidade, teve mais uma edição na noite dessa quinta-feira, 28. A homenageada dessa edição foi a professora Diná Afonso dos Santos, também conhecido como Dona Diná ou Tia Diná.
Realizado no anfiteatro da Praça General Osório, o evento, decorado de fotos de diversos momentos da vida de Dona Diná, contou com a presença de muitos amigos e parentes da educadora e representantes do governo municipal, como o secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara, idealizador do projeto, e o prefeito Fernando Jordão.
– Estou muito feliz em estar aqui hoje. A nossa amizade é muito antiga, começou com meu pai. Dona Diná foi uma das primeiras professoras que eu tive. Assim que eu cheguei hoje no encontro, ela me reconheceu de pronto. Parabéns, Dona Diná, pelos seus 99 anos – comentou o prefeito da cidade abraçado à pedagoga.
Falar da educação em Angra e não citar Dona Diná Afonso é cometer um ato falho. Alfabetizadora nata, deu aulas no Colégio Lopes Trovão e na garagem da casa da família, na rua Coronel Carvalho, local que depois se tornaria o renomado Colégio Osvaldo Afonso, que leva o nome de seu pai.
– A noite de hoje foi muito especial. Colocamos essa professora tão querida em um grupo seleto de grandes angrenses. Foram muitos amigos e familiares presentes. Dona Diná contribuiu muito para nossa cidade, pois foi responsável pela educação de inúmeras crianças durante várias décadas. Sua vida é um patrimônio cultural de Angra dos Reis – destacou Andrei Lara.