O fim de semana foi marcado por uma das mais tradicionais comemorações da cultura religiosa católica em Angra dos Reis. Foram realizadas, tanto no Centro como no Ariró, festas em louvor a Nossa Senhora da Lapa e Nossa Senhora da Boa Morte, que têm seu dia em 15 de agosto.
No domingo (21), logo cedo, após alvorada festiva, a comunidade do Ariró saiu em procissão pelas ruas do bairro, seguida de missa. A tradicional feijoada animada pela música do Grupo Mania e Dom, seguida do show de prêmios, encerrou a festa.
Já no Centro de Angra, as festividades ocorreram na igreja da Lapa, onde funciona o Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis. Uma vez por ano, o prédio centenário deixa de cumprir somente o seu papel de museu e volta a ser ocupado devotos de Nossa Senhora da Lapa e da Boa Morte.
Na noite de sábado (20) houve missa e no final da tarde de domingo (21), a missa festiva foi seguida de procissão pelas ruas do Centro. Ao retornar à igreja da Lapa, os fiéis receberam as lembrancinhas da festa e saborearam o tradicional bolo com refrigerante, oferecidos pelos festeiros Jane e Alonso. No ano que vem, as festeiras serão Marcia Mendes e Mônica Afonso.
As festividades religiosas católicas, tanto no Ariró quanto no Centro, contaram com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio.
- Dar este apoio é muito importante, porque essa cultura religiosa católica é fortíssima em Angra. Como uma das cidades mais antigas do país, temos diversas devoções centenárias. Estas festividades ficaram paradas por conta da pandemia, mas agora elas estão voltando e temos o compromisso de apoiá-las – destacou Andrei, secretário de Cultura e Patrimônio, que fez questão de acompanhar pessoalmente toda a programação das festas.
Um pouco da história
Em 1751, a igreja de Nossa Senhora da Lapa foi construída por Baltazar Mendes de Araújo. Já em 1826, Nossa Senhora da Boa Morte passou a ocupar também a igreja, por meio da Irmandade dos Homens Pardos, já extinta.
Em 1992, o Museu de Arte Sacra de Angra foi implantado, passando a funcionar na igreja. O acervo do museu é composto de mais de 1.500 peças, sendo imaginárias, ourivesarias, documentos e paramentos. O museu é considerado um dos mais importantes para o Brasil.
Nossa Senhora da Lapa é uma representação de Santíssima Virgem, bastante cultuada no Brasil e em Portugal. A sua imagem geralmente ostenta a Virgem Maria de pé, sobre as nuvens, com as mãos juntas em atitude de oração, com uma coroa e uma pomba (símbolo do Espírito Santo) sobre a cabeça.
Nossa Senhora da Boa Morte é um dos títulos atribuídos a Nossa Senhora pela tradição católica. De acordo com as crenças, a mãe de Jesus foi assunta ao céu ao final de sua vida terrestre.