Cultura recupera sinos da Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Elementos fazem parte da tradição de Angra e são datados de 1829

Quarta-Feira, 21/09/2022 | Secretaria de Cultura e Patrimônio .

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, recuperou os seculares sinos da igreja da Nossa Senhora do Rosário, na Vila Histórica de Mambucaba. O trabalho, realizado por uma empresa especializada, consiste em recuperar os badalos, os barrotes, banho de bronze e colocação dos mesmos na torre sineira da igreja. A restauração dos instrumentos vai durar cerca de dois meses.

Os sinos fazem parte da tradição de Angra dos Reis e são sempre tocados em épocas de festas religiosas com repiques, dobres e badaladas. Os sinos da igreja de Nossa Senhora do Rosário são datados do ano de 1829.

- Nossa cidade tem um rico patrimônio histórico e religioso. Essa ação tem o objetivo de manter essas tradições e preservar elementos que fazem parte de nossa cultura. A Vila Histórica de Mambucaba tem moradores defensores do patrimônio, e nós, enquanto gestores, temos neles aliados para essa e outras intervenções que serão realizadas naquela comunidade - pontua Andrei Lara, secretário de Cultura e Patrimônio.