Salvaguardar a cultura de um povo é a missão de qualquer gestor que se propõe a atender com excelência os munícipes. Cumprindo a determinação do prefeito Fernando Jordão, de preservar a memória da cidade, a Secretaria de Cultura está trabalhando para resgatar a dança folclórica “Pastorinhas”, cujas apresentações se encerraram no início da década de 1990.
Para isto, o secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara, recebeu na segunda-feira, 31 de outubro, as ensaiadoras da dança, Mirian Galindo e Carolina Daher. Mirian iniciou sua participação no movimento cultural na década de 1970 e, Carolina, em 1990. O pontapé inicial para o resgate do movimento também foi acompanhado por Alonso Oliveira, servidor da Secretaria de Cultura.
- Estamos felizes por começar a semana falando das Pastorinhas. Enquanto gestor, é emocionante resgatar nossos costumes, tão marcantes para a população de nossa cidade - pontuou Andrei Lara.
As apresentações das Pastorinhas ocorriam dentro das comemorações ao aniversário da cidade, 6 de janeiro, e a expectativa é que, no próximo ano, quando Angra dos Reis completará 521 anos, a dança folclórica volte ao calendário cultural.
- A transformação da sociedade passa pela implantação de ações que permitam o acesso à memória. Aqui na Secretaria de Cultura, vamos trabalhar para que daqui a dois meses a primeira apresentação aconteça, celebrando mais um aniversário de nossa amada cidade - finalizou o secretário de Cultura.