O primeiro dia de inscrições para as danças folclóricas da Festa do Divino Espírito Santo, edição 2023, superou as expectativas em termos de procura. Para as danças dos Coquinhos e dos Velhos, todas as vagas já foram preenchidas, além de haver 10 pessoas cadastradas na reserva – se algum participante desistir, o próximo inscrito será chamado.
Por enquanto, ainda há vagas para as danças das Jardineiras, Marujo e Lanceiros. Os interessados devem ficar atentos e procurar logo a sede da Secretaria de Cultura e Patrimônio de Angra, na Casa Larangeiras, na Praça Zumbi dos Palmares (Praça do Peixe), das 9h às 16h. As inscrições serão encerradas na próxima quinta-feira (19).
No ano passado, atendendo ao pedido do prefeito Fernando Jordão e do secretário de Governo, Cláudio Ferreti, a festa foi totalmente repaginada pela Secretaria de Cultura, o que levou a dias lotados e público recorde. Este ano, a Secretaria pretende manter a mesma linha, e a grande procura pelas danças é a prova de que a secretaria está no caminho certo.
Os ensaios terão início no dia 24 de abril, sendo Marujos e Coquinhos às terças e quintas-feiras (19h); Jardineiras e Lanceiros, às segundas e quartas-feiras (19h); Velhos aos sábados (15h), no convento São Bernardino de Sena. Este ano, a festa acontece de 19 a 28 de maio com uma intensa programação folclórica e religiosa nas igrejas do Centro e no Cais de Santa Luzia, onde será montado o Império e o palco para as atrações culturais.