Ordem Terceira do Carmo festeja 400 anos

Carmelitas também celebram 430 anos dos frades em Angra dos Reis

Sábado, 08/07/2023 | Secretaria de Cultura e Patrimônio .

A Ordem Terceira do Carmo, associação religiosa mais antiga em Angra dos Reis, está comemorando neste ano seus 400 anos de fundação. Em 1593, os frades carmelitas chegaram à cidade e iniciaram as obras de construção do convento do Carmo. Trinta anos depois fundaram a Ordem Carmelita, iniciando os trabalhos de evangelização e assistência social pelos leigos.

Atualmente, a associação encontra-se instalada na igreja da Ordem Terceira do Carmo, onde mantêm suas obras sociais e obrigações religiosas. Já os frades carmelitas continuam administrando o convento do Carmo e igreja Matriz, sede da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Para comemorar as duas datas festivas, a atual diretoria da Ordem Terceira do Carmo preparou uma programação religiosa com novenário, que teve início na sexta-feira, 7 de julho, com missa às 19h, na igreja do Carmo. O tema do dia foi “Maria: ouvinte da Palavra de Deus” e a doação do dia foi detergente.

A programação prossegue com missas celebradas por frades carmelitas convidados até o sábado, dia 15, e, no domingo, 16 de julho, há festividade em honra a Nossa Senhora do Carmo, com missas às 7h e 9h, na igreja do Carmo; Momento da Graça, às 12h; e Missa dos Enfermos, às 15h. Às 17h tem missa solene celebrada pelo bispo diocesano Dom Paulo Celso, seguida de procissão pelas ruas do Centro.

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, está apoiando esta importante festividade. O secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara, ressalta a importância dos carmelitas na história religiosa de Angra dos Reis.

– Angra tem 521 anos de história, e os carmelitas estão aqui há 430 anos, servindo a nossa cidade com um trabalho importante de evangelização e obras sociais. Hoje os carmelitas administram nossas igrejas do Centro, por meio dos seus freis, que dedicam a vida ao povo de Deus. Ainda temos os leigos, que fazem parte dessa importante associação religiosa, mantendo as tradições e venerando Nossa Senhora do Carmo. Os carmelitas fazem parte da nossa história e da nossa cultura – lembrou o secretário Andrei Lara.

FESTA DE SÃO BENTO

Os moradores do bairro São Bento, no Centro, também estão em festa homenageando seu padroeiro São Bento. O ponto alto da festa será neste sábado, 8 de julho, com procissão solene saindo da igreja Matriz, às 16h, rumo ao São Bento, onde será celebrada missa campal pelo pároco Frei João Paulo Moraes e, logo após, haverá quermesse com barracas de comidas e bebidas.
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, apoia o evento, com sonorização e tendas.