O circuito de festas juninas de Angra dos Reis está animando e tem atraído muita gente para os diversos arraiás do município. As quadrilhas comandam o agito com músicas, comidas e bebidas típicas. No fim de semana, o Arraiá da Nequinho coloriu a Praça Zumbi dos Palmares (Praça do Mercado), no Centro, com bandeiras e balões. As festas juninas estão programadas até o final de agosto, reunindo mais de 400 componentes além das equipes de apoio. Todas as festas têm o apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio.
O Arraiá da Nequinho é organizado pela quadrilha junina Compadre Nequinho, do Morro do Carmo, que se apresentou no sábado, dia 8. Na mesma noite o público também pôde conferir as quadrilhas Zé Pirraça e Espigão Show. Já na noite de domingo, dia 9, a animação ficou por conta das quadrilhas, Zé Buscapé, Nova Geração, JuniArte, Emoções Juninas e Zé Piri.
O Arraiá da Nequinho contou com comidas e bebidas típicas e estrutura de palco, som e luz, além de pula-pula para as crianças, garantindo uma diversão tranquila em família. A quadrilha campeã do arraiá foi a Espigão Show. As quadrilhas Emoções Juninas e Zé Buscapé foram segunda e terceira colocadas, respectivamente.
Os quesitos avaliados pelos jurados foram “Marcador”, “Par caipira”, “Casal de noivos”, “Conjunto”, “Criatividade”, “Coreografia e dança”, “Animação e interação com o público”. Beg foi eleito o melhor marcador; Amanda e Rômulo, o melhor casal de noivos; Vanessa e Diego, o melhor par caipira; e Marcelo e Vanessa, o casal destaque. Todos da Espigão Show.
A temporada de quadrilhas juninas foi aberta com o Arraiá Dona Junina, nos dias 17 e 18 de junho. No próximo final de semana, 14 a 16 de julho, será a vez dos moradores da Ilha Grande receberem o “Arraiá du Abraão”, com apresentação de quadrilhas convidadas, bandas locais e shows com artistas renomados que vão apresentar o melhor do forró raiz para animar a festa.
A programação junina de Angra conta ainda com o Arraiá da Cidade, que acontece de 4 a 6 de agosto, no Cais de Santa Luzia, com apresentação de quadrilhas, bandas locais e artistas de renome nacional. Na Vila Histórica de Mambucaba o arraiá – ainda sem data – será realizado até 31 de agosto.
As festas juninas são realizadas pela Associação Cultural de Quadrilhas Juninas de Angra dos Reis e pela Liga de Quadrilhas Juninas de Angra dos Reis, com apoio da Prefeitura.