As atividades do Fundo Municipal de Cultura movimentaram agosto, mês dedicado ao patrimônio histórico, ao folclore e ao aniversário da Casa de Cultura de Angra dos Reis. A cidade respirou arte com várias atividades nas ruas, praças e espaços culturais. Foram quatro exposições, 10 oficinas, 10 apresentações musicais, dois festivais de cultura no Abraão e um lançamento literário. Todas as ações foram totalmente gratuitas.
Os editais foram oferecidos pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, e receberam mais de 200 propostas, sendo aprovados 82 projetos e mais de 700 mil reais investidos diretamente em ações junto aos fazedores de cultura da cidade em vários segmentos culturais. O maior investimento em editais e projetos contemplados de todas as gestões.
As atividades tiveram início em julho e a agenda de agosto vai até esta quinta-feira, dia 31, com a exposição Damas Juninas – Um São João de Oportunidades, no Centro Cultural Theóphilo Massad, das 14h às 21h. O secretário Andrei Lara parabenizou os fazedores de cultura pelos projetos.
– Nas últimas semanas, nossa cidade está respirando cultura com as ações dos projetos aprovados pelo Fundo Municipal de Cultura. É maravilhoso assistir as apresentações musicais nas ruas e praças e acompanhar as oficinas lotadas nos espaços culturais. São projetos que retratam a cultura e a arte da nossa cidade, oferecidos gratuitamente ao nosso povo. Parabéns aos fazedores de cultura pelo trabalho – parabeniza o secretário.
Para o mês de setembro, várias agendas já estão confirmadas. O fotógrafo Edinho Lima vai oferecer a oficina “Magia do Preto e Branco”, na Casa de Cultura. No dia 1º a atividade vai acontecer das 19h às 21h; no dia 2, às 8h, com aula teórica e prática. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas com o fotógrafo pelo telefone (24) 99841-8838. Ainda no dia 1º, às 15h, na Praça Codrato de Vilhena (Praça do Papão), acontece a apresentação do projeto “Música na Praça”, produzida pelo Espaço Sonata, além de espetáculo de dança no Teatro Municipal de Angra dos Reis, às 19h, com o Centro de Treinamento Sheyla Klautau, intitulado “A beleza através do seu olhar”.
Também no dia 2 de setembro, o contador de histórias Glauter Barros promove uma oficina de contação de histórias, das 9h às 17h, na Sala de Música do Centro Cultural Theóphilo Massad. São 20 vagas gratuitas com apostila e certificado, e as inscrições devem ser efetuadas pelo telefone (24) 98823-9262.
Dia 5 de setembro, o músico Rico de Angra e convidados apresentam o show “Lixo fazendo música“, na Casa Larangeiras, às 20h. O quarteto vai apresentar instrumentos confeccionados com material reciclado, mostrando que é possível aliar lixo, criatividade, música e responsabilidade ambiental. O projeto é um trabalho de pesquisa e criação de instrumentos musicais, que busca valorizar a cultura musical em sua essência, visando despertar a importância da reutilização e da reciclagem de materiais. A iniciativa ainda visa mostrar como é fácil fazer música com materiais que normalmente iriam para o lixo e ainda conseguir reconhecer as sonoridades musicais que cada objeto pode produzir. A apresentação é gratuita.
No dia 6 de setembro será a vez de o grupo Congo de Capoeira, do mestre Renato e mestre Tânia, fazer sua apresentação de maculelê na Praça Codrato de Vilhena (Praça do Papão), às 19h.