Final de semana será repleto de atividades culturais

Entre esta sexta e domingo, angrenses poderão acompanhar as mais variadas atividades culturais

Sexta-Feira, 15/09/2023 | Secretaria de Cultura e Patrimônio .


Neste final de semana, a agenda cultural de Angra dos Reis será repleta de atividades, com roda de maculelê na praça, xirê cultural, contação de história para as crianças, espetáculo infantil, dança junina na Banqueta e um dia inteiro de roda de conversa sobre música popular brasileira com artistas de Angra e convidados.

Na sexta-feira, 15, às 19h, acontece a roda de maculelê com o Grupo Congo, do conhecido Mestre Renato, na praça Codrato de Vilhena (Praça do Papão), no Centro de Angra dos Reis. Já na Praça General Osório, o babalorixá Pai Michel D’ Ologunedé promove um Xirê Cultural a partir das 18h, com danças e cantos afros.

No sábado, 16, a música popular brasileira vai invadir o Centro Cultural Theóphilo Massad com a oficina “Nova Música Brasileira”, um projeto do comunicador Samuel Assunção. A oficina começa às 10h e vai até às 17h, com vários painéis, rodas de conversa com temas relacionados a música brasileira atual e seus desafios para profissionais e amantes da MPB e contará com a presença de músicos locais e convidados.

O projeto de contação de histórias “1, 2, 3! No mundo do era uma vez…”, de Glauter Barros, vai visitar dois bairros no final de semana. No sábado, 16, o artista contará histórias na quadra poliesportiva do Condomínio Cidadão na Glória e no domingo, 17, será na Praça Gelson de Souza, no Village Jacuecanga. As duas apresentações terão início às 16h. As narrativas são entremeadas com brincadeiras de adivinhações e de trava-línguas, estimulando a participação e interação do público.

No domingo, 17, o São João vai invadir o bairro da Banqueta com o projeto “Tudo isso é São João” que vai levar a alegria e as cores das danças juninas para o salão de festa Vale da Banqueta a partir das 17h. A apresentação será coordenada por Júnior Paz e a entrada é de graça.

O Secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara, destaca a diversidade de projetos aprovados pelo FMC.

- Este edital está completo, é uma diversidade de projetos e ações culturais que contemplam as mais variadas formas de expressão cultural da nossa cidade, é uma satisfação como gestor patrocinar através do Fundo Municipal tantos artistas locais apresentando sua arte em vários locais da cidade, levando cultura e arte de graça para crianças e adultos - disse o secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara.

Todas as ações fazem parte dos projetos aprovados nos editais públicos da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio (Fundo Municipal de Cultura), lançados este ano com a liberação de mais de $700 mil reais em recursos. Os projetos aprovados, dentre os mais de 200 inscritos, estão na fase de execução e podem ser acompanhados gratuitamente nos espaços culturais de Angra dos Reis.