Museu de Arte Sacra recebe mostra sobre a infância de Jesus

Mostra natalina revela os primeiros anos de Jesus por meio de peças do acervo sacro da cidade

Quarta-Feira, 08/11/2023 | Secretaria de Cultura e Patrimônio .

Instalado na igreja da Lapa, no Centro, o Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis recebe, a partir de quarta-feira, 15 de novembro, a exposição “Porque um Menino nos nasceu”, que vai contar um pouco da história da infância do Menino Jesus e sua família por meio de poemas, esculturas, imagens e peças sacras do acervo da cidade.

A mostra pretende trazer a leveza e o espírito de alegria que antecede a chegada das festas natalinas, ficando aberta ao público até 8 de fevereiro de 2024, de forma gratuita. Nela, o visitante poderá conhecer poemas de diversos autores e o acervo sacro católico de Angra dos Reis, com as figuras de Jesus na infância e de sua família, em diversos materiais e técnicas, com esculturas do século XVII até os dias atuais, além de outros suportes – tecido, papel, entre outros.

O Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis fica aberto à visitação de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Nos sábados, domingos e feriados, o horário de funcionamento é das 9h às 13h.

A infância de Jesus

Foram os primeiros cristãos que, por volta de 354 d.C., representaram artisticamente a época do nascimento de Jesus em sarcófagos, em Milão e Roma. O cristianismo era ainda proibido, e a prática era perseguida, o que obrigava os seguidores a procurarem locais escondidos para realizar encontros, cultos e orações.

As representações continuaram nos séculos seguintes, principalmente por meio dos presépios criados por São Francisco de Assis na cidade de Greccio, na Itália, em comemoração ao Natal de 1223. O costume agradou e acabou se espalhando, chegando às casas e às igrejas da Europa, além de também aportar no Brasil com os portugueses.